domingo, 20 de julho de 2014

Henrique Alves: “Eleição não pode ser uma guerra, é para construir”

Henrique-presidente
O candidato do PMDB a governador do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves, afirmou hoje, durante evento na FIERN, que a eleição não pode ser uma guerra, nem destruição, mas uma construção em torno de ideias e propostas. 
“Eu volto a dizer: eleição não pode ser uma guerra, eleição não é para destruir, é para construir; eleição não é do mal, é do bem; eleição não é para as pessoas se atacarem umas às outras, para destruírem umas às outras, porque não haverá vencedor. Haverá um sobrevivente, que, mutilado, vai lhe faltar autoridade, liderança, comando para governar o nosso Estado em um momento tão difícil”, disse Henrique. Fonte: Jornal de Hoje 

Henrique e Wilma se reúnem com lideranças do DEM no Alto Oeste

henrique pau dos ferros
O candidato ao Governo do Estado, Henrique Alves, se reuniu nesta sexta-feira (18) com lideranças da região do Alto Oeste nas cidades de Pau dos Ferros e Riacho da Cruz. 
Ao lado da candidata ao Senado, Wilma de Faria, Henrique conversou com líderes do DEM, do PMDB, e de outros partidos, entre eles o deputado federal Felipe Maia (DEM), o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) e o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), além do ex-deputado Elias Fernandes. 
Nas reuniões, o candidato do PMDB destacou propostas de Governo e a necessidade de união e do fim do radicalismo na política potiguar. “Eu tenho orgulho de ter ao meu lado todos os 18 partidos que tenho, porque isso significa que consegui unir, consegui agregar. Posições sectárias não cabem mais na política do Rio Grande do Norte”, disse Henrique.
Em Pau dos Ferros, Henrique Alves discursou para lideranças vinculadas ao deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM). O deputado federal, Felipe Maia (DEM), o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), a vice-prefeita Zélia Leite (DEM), o prefeito de Alexandria, Nei Rossato (PSB), além do ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM) e vereadores estavam presentes no encontro.
“Já fui muito radical no passado. Mas amadureci. Esse Henrique radical não existe mais. Hoje, estamos conseguindo unir os partidos para tirar o RN do caos”, afirmou. E acrescentou em seguida: “Não podemos admitir mais um estado ser tão rico e ao mesmo tempo tão pobre. Ter sal, minério, fruticultura, turismo, um novo aeroporto e muitas outras coisas e ainda assim estar atrás dos vizinhos no Nordeste”.  Por Assessoria de imprensa 

Classe política foi homenageada durante entrega de títulos de cidadania e comendas em Caicó

titulos 1
Como faz tradicionalmente durante a primeira sexta-feira de festa de Sant’Ana, sexta-feira (18) a Câmara Municipal de Caicó realizou a sessão solene de entrega de títulos de cidadão caicoense e comenda de honra ao mérito “Vila do Príncipe” a pessoas em destaque na sociedade. Estas são as maiores honrarias que o Poder Legislativo caicoense pode conferir a qualquer pessoa ou entidade. 
“As homenagens aqui concedidas aumentam a nossa responsabilidade e o trabalho em prol de Caicó”, disse o vereador José Rangel em nome do Poder Legislativo.
titulos 2
Dentre os agraciados estavam o deputado federal João Maia, que recebeu uma comenda do vereador José Maria Queiroz. O presidente estadual do PROS, vereador Rafael Motta. 
O deputado estadual Walter Alves recebeu seu título de cidadania de Lobão Filho, enquanto o vereador Robson Araújo, o Batata, homenageou o deputado estadual Gustavo Carvalho outorgando uma comanda de honra ao mérito.  Por Alexandre Costa

Aviões do Forró: Xandy e Solange recebem homenagem em Caicó

claudio avioes
Na noite desta sexta-feira (18), a Câmara Municipal de Caicó promoveu a entrega de títulos de cidadão caicoense e comenda de honra ao mérito “Vila do Príncipe”. O evento ocorreu no Atlético Clube Corintians.
Na oportunidade, os cantores da banda Aviões do Forró, Solange Almeida e José Alexandre Filho, o Xandy, receberam o título de cidadania concedido pelo vereador Alisson Jackson. 
Tendo em vista a agenda do grupo, o empresário da A3 Produções, Cláudio Mello, recebeu a honraria. Sol e Xandy farão show em Caicó no próximo dia 26.  Por Alexandre Costa 

Estrutura do curso de medicina em Caicó será aberta para visitação

A Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN - nome oficial do curso de medicina oferecido pela UFRN em Caicó - iniciará o período letivo no próximo dia 28 de julho, mas a abertura oficial acontece no dia 25. Será durante cerimônia no CERES, às 09h, com a presença da reitora da Universidade Federal, Ângela Paiva.

Antes, porém, a estrutura do curso estará aberta para visitação nos dias 21, 22 e 23 de julho em dois horários: às 09h e 15h. “Vamos aproveitar a Festa de Sant’Ana,  para que a comunidade possa conhecer as instalações, metodologia, projeto didático-pedagógico e o corpo docente. A princípio as atividades funcionarão no prédio do Hospital Oncológico do Seridó, no Centro de Caicó”, disse um o médico Belísio Neto, que integrará a equipe de professores.

Alexandre Costa  

Emissora de Educação Rural de Caicó

Festa de Sant'Ana prossegue em Caicó

Agora pela manhã, acontece o Encontro das Crianças com a Avó Sant’Ana.

No BNB às 12h, o 2º Reencontro dos Amigos do 1º Bec 1991.

Festa do Ex-Aluno do CDS, às 12h no Colégio Diocesano Seridoense .

XVIII Corrida de Sant’Ana às 16h.

Às 19h : 2ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

No Pavilhão cultural às 20:30: Geraldão e Darrijane Lopes

No coreto: Filarmônica Santa Cecília, Banda de Música Dr. Ruy Pereira de Serra Negra e Max.

Na casa de Cultura: • Noite da poesia: OFICINA DE CORDEL;

• LANÇ. DE CORDÉIS/ENTREGA DE CERTIFICADOS 2014;

• TRIO BAGAÇO fazendo a festa.

No Brisas às 22h: Forró de Griff , Os 4 Forrozeiros, Taise Lima e Suênia Monteiro 



Sesc leva novo show de Camila Masiso a Currais Novos

“Patuá” será apresentado gratuitamente dia 24/07, dentro da programação da Festa de Sant’Ana
A cidade de Currais Novos, distante 185 km de Natal, vai receber mais uma atividade cultural do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. Desta vez, será o show “Patuá”, da cantora potiguar Camila Masiso. Sucesso de crítica e de público, o show do 2º CD da cantora – lançado em abril deste ano no Teatro Riachuelo, em Natal – será apresentado dia 24/07, às 21h, na Praça Cristo Rei, dentro das comemoração da Festa de Sant’Ana.
No show, Camila Masiso apresenta as 11 músicas de Patuá. As composições são uma imersão nos ritmos brasileiros, feitas em parceria com grandes artistas, como a potiguar Khrystal e o italiano Pheel Baliana. Currais Novos é a terceira cidade a receber o show: a primeira foi Natal, lotando o Teatro Riachuelo; e a segunda foi em Paris, na França, com casa também lotada. Ao palco, subirão com a cantora os músicos Diogo Guanabara, Henrique Pachêco, Rogério Pitomba, Jubileu Filho, Zé Hilton e Kleber Moreira.
O Sesc RN tem sido atuante em Currais Novos. Em 2013, o Sesc também realizou uma diversificada programação na cidade, incluindo ações de lazer, cultura, saúde e assistência. Este ano, a instituição levou pela primeira vez o Dia do Desafio, evento realizado simultaneamente nas Américas para estimular a prática de exercícios, e participou da 20ª Feirinha de Santana, em julho, com estande institucional e atração musical. 

Ainda em 2014, estão programadas apresentação teatral do projeto Palco Giratório, chegada da unidade móvel BiblioSesc (com seu acervo de livros disponível para empréstimo gratuito) e exposição sobre a vida e obra do artista Cândido Portinari.

Sobre Camila Masiso

Camila Masiso começou a carreira solo em 2009, cantando clássicos do samba e da bossa nova em Natal. O seu primeiro disco autoral foi “Boas Novas”, lançado em 2010, com nove canções inéditas. A cantora foi finalista do festival MPBeco, recebeu prêmio Hangar de “Intérprete Revelação” em 2010, ganhou prêmio O Poti, promovido pelo jornal Diário de Natal, na categoria “Artista Popular”, após ser a mais votada na internet, participou de duas edições do projeto Parcerias Sinfônicas, do Sesc RN – a primeira edição, na qual foi solista, também levou prêmio Hangar de “Melhor Show do Ano” (2011) – e levou seu talento a países como França, Itália, Áustria e Eslovênia.

Serviço:
O quê? Sesc RN apresenta show “Patuá”, da cantora Camila Masiso
Quando? 24/07, às 21h
Onde? Currais Novos (Praça do Coreto)
ENTRADA GRATUITA

Por Lorena Gurgel e Kelly Maia 

Dr. Anchieta vai reforçar palanque de Zenaide Maia, em Jardim do Seridó


 O ex-prefeito de Jardim do Seridó, Dr. Anchieta, anunciou apoio à candidatura de Dra. Zenaide Maia, que disputa uma vaga na Câmara Federal.

O encontro político também contou com a presença do deputado federal João Maia, de Alexandre Dantas, ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, de Shirley Targino, ex-prefeita de Messias Targino, de Paulinho, ex-prefeito de São Fernando, do vereador Zé da Noite, presidente do PR local, de Anchieta Jr, presidente da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, além de várias lideranças políticas locais.

Dr. Anchieta justificou seu apoio ressaltando que Dra. Zenaide é competente e vai realizar um grande trabalho em Brasília. Ele também destacou o fato da médica ser seridoense. “Precisamos manter uma pessoa do Seridó na Câmara dos Deputados, para que a nossa região se desenvolva cada vez mais”, afirmou. Por Assessoria de imprensa

Tarde de apoios para Henrique, João Maia, Hermano, George e Zenaide em Parelhas





O presidente do PSDB de Parelhas, Carlos Alberto e sua esposa, presidente da Câmara Municipal, Dra. Guia reuniram dezenas de lideranças políticas e comunitárias, nesta tarde de sexta-feira (18) em sua residência para recepcionarem seus candidatos nestas eleições. 

Além de João Maia, que na condição de candidato a vice-governador também representou o candidato a governador Henrique Alves, a médica e candidata a deputada federal Zenaide Maia (PR) esteve na reunião e recebeu o apoio do grupo. Os deputados e candidatos à reeleição Hermano Morais e George Soares também participaram do encontro.

Dentre as muitas demonstrações, uma das que marcou o encontro foi a do prefeito Francisco Medeiros (PT), que deixou claro na ocasião a parceria política-administrativa do deputado federal João Maia com seu mandato. “João também tem sido um parceiro leal e nos ajudado a trazer emendas de Brasília viabilizando obra importantes para Parelhas. Todos aqui sabem qual é a minha posição nestas eleições, mas eu jamais poderia deixar de participar de uma reunião dessa, onde estão amigos do povo parelhense”, disse.

Os anfitriões do encontro, Carlinhos e Dra. Guia reafirmaram a todos a importância do apoio anunciado na ocasião. “Votar em Zenaide Maia é além de colocar a mulher potiguar na Câmara dos Deputados, depositar sua confiança em uma médica, que pela sua experiência ajudará e muito com emendas para a saúde de nossa região”, disse Dra. Guia.

Por Assessoria de imprensa 
G7 Comunicação 
Gustavo Farache 

Francielle participa da Marcha dos Idosos de Caicó e Cavalgada de Currais Novos


A candidata à deputada estadual pelo PPS, Francielle Lopes, participou da Marcha dos Idosos, na manhã desta sexta-feira (18), em Caicó. O tradicional evento integra programação da Festa de Sant´Ana, reunindo mais de 2000 idosos de vários municípios do Seridó.

Saindo da Praça Dr. José Augusto, a marcha percorreu as avenidas Cel. Martiniano e Seridó e culminou na Catedral de Sant´Ana, com uma missa em ação de graças, celebrada pelo Padre Edson.

Em sua fala, Francielle destacou a importância do evento. “A marcha é um momento único, seja pela interação com os idosos, seja também pelo cunho religioso, e por seu significado para a população seridoense”, destacou.

Em seguida, a candidata prestigiou a Cavalgada de Sant’Ana, em Currais Novos. Chegando a 15ª edição, a cavalgada é um dos maiores eventos em celebração à padroeira de Currais Novos, e reuniu milhares de pessoas em um percurso de 22 quilômetros.  Por Assessoria de imprensa 

Educação integral será tema do CENPEC em Natal

A Associação Companhia Terramar, através do projeto Conexão Felipe Camarão, realizará na próxima terça-feira (22) pela manhã (8h às 11h30), na Casa de Saberes Conexão Felipe Camarão, no bairro de Felipe Camarão, a Formação Continuada, evento realizado em parceria com o CENPEC, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária de São Paulo e equipe do Prêmio Itaú-Unicef. 

Na ocasião, a pedagoga Walderez Nosé, formadora do Cenpec, abordará o tema: “Educação Integral: Desafios, mobilidades e perspectivas”. 

O evento será realizado em parceria com escolas públicas de Felipe Camarão, Departamento de Artes da UFRN e instituições ligadas a educação.

G7 Comunicação 
Gustavo Farache 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

João Maia elogia “Mais RN” e lembra que é preciso união para colocá-lo em prática





Entre as várias autoridades políticas, empresariais e imprensa que estiveram nesta sexta-feira (18), pela manhã, no auditório da Fiern, no lançamento do Mais RN, estava o deputado federal João Maia, candidato a vice-governador na chapa majoritária do candidato a governador, deputado Henrique Alves e da candidata ao Senado, Wilma de Faria.

Durante a apresentação, João Maia ouviu atentamente Cláudio Porto, presidente da Macroplan, empresa responsável pela elaboração do projeto Mais RN. O projeto traça uma estratégia de desenvolvimento econômico e promoção de investimentos do Rio Grande do Norte para os próximos 20 anos. O Mais RN é uma iniciativa financiada exclusivamente por instituições privadas potiguares e visa estimular a coesão e alinhamento dos principais atores e da sociedade em função do desenvolvimento do Estado.

Para João Maia, que sempre foi um parlamentar atuante pelo desenvolvimento do Estado, o projeto é promissor. “Gostei muito do projeto Mais RN, muito consistente. Traz um conceito muito preciso, com dados, estratégias. Nós não temos outro caminho a seguir se não esse. O Grande desafio é implementar o que foi apresentado hoje na Fiern. Conseguir fazer esse pacto no RN a favor do seu desenvolvimento. Esse desafio só pode ser concretizado com capacidade de diálogo, agregar os atores políticos, a iniciativa privada, as organizações sociais em torno desse projeto. Nós percebemos que sem essa união é impossível executar o projeto”,  disse João Maia.

Entre os dados positivos apresentados pelos estudos realizados no RN estava a qualidade das rodovias pavimentadas, que segundo o projeto, é superior a média do Nordeste e até do Brasil. A boa notícia é um orgulho para o deputado João Maia, que sempre lutou pela manutenção e boas condições da malha viária do Rio Grande do Norte. 

Por Assessoria de imprensa 

Rogério Marinho: “O Mais RN irá revolucionar a economia potiguar”



A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) realizou na manhã desta sexta-feira (18) o lançamento do projeto Mais RN, um estudo que irá diagnosticar oportunidades e potencialidades de investimentos no Estado nos próximos 20 anos. 

Idealizador do projeto e responsável pela articulação que uniu a Fiern, Sebrae e as várias empresas privadas financiadoras, Rogério Marinho (PSDB) afirmou que a consolidação da iniciativa será um marco para o desenvolvimento do Estado.
“O Mais RN irá revolucionar a economia potiguar. O Rio Grande do Norte carecia de um plano de desenvolvimento econômico pensado a curto, médio e longo prazo. Com esse estudo, nosso estado terá a integração de sua economia com projetos que garantirão o crescimento sustentável e competitivo”, disse, durante a solenidade que reuniu vária lideranças políticas e empresariais.

Em pronunciamento aos presentes, o presidente da Fiern, Amaro Sales, avaliou o momento histórico que o RN está vivendo com o Mais RN, reafirmando a importância de um planejamento efetivo entre as futuras administrações estaduais. “O Mais RN é um plano para o Estado. Ultrapassa governos. É um planejamento estratégico pensado independente do nome e do partido dos governantes”, disse.

O projeto foi criado durante a passagem de Rogério Marinho pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), momento que foi relembrado pelo presidente da Fiern. “Gostaria de fazer um agradecimento ao nosso ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, pela facilidade e entendimento de conversa. Governo tem que pensar junto com os empresários. Parabenizo sua iniciativa naquele momento”, destacou Amaro Sales.

O Mais RN tem como objetivo detalhar áreas estratégicas de investimento no território potiguar, possibilitando o planejamento adequado para desenvolver a economia do Estado pelas próximas décadas. 

O trabalho envolve quatro grandes agendas de iniciativas e resultados, compreendendo a esfera do crescimento econômico com foco no empreendedorismo potiguar, na infraestrutura, na dedicação ao capital humano e na consolidação de um Estado eficiente e instituições de qualidade.

Assessoria de Comunicação
Rogério Marinho (PSDB)
Danilo Sá 
Carolina Souza 

Zenaide Maia participa da XV Marcha dos Idosos do Seridó

Marcha dos idosos (1)












Após participar da abertura oficial da Festa de Sant´Ana, nesta quinta-feira (17), a candidata a deputada federal Dra. Zenaide Maia (PR) participa da XV Marcha dos Idosos do Seridó, tradicional evento que abre o segundo dia da Festa da Padroeira de Caicó. Logo a seguir, ela participa de Missa na Catedral de Sant´Ana.
O evento reúne mais de 2000 idosos de 21 municípios do Seridó. Com concentração na Praça Dr. José Augusto e percorrendo as avenidas Cel. Martiniano e Seridó, o evento culmina na Catedral de Sant´Ana, onde será celebrada Missa em Ação de Graças por todos os idosos, pelo padre Edson Medeiros.
“Hoje estamos presentes aqui para agradecer a Deus e a Sant’Ana Gloriosa, pelo dom da vida. E eu saúdo a todos os meus conterrâneos de Caicó e da região do Seridó, terra onde sempre tenho o prazer de visitar”, declarou Dra. Zenaide Maia. 
Marcha dos idosos (2)
Por Assessoria de imprensa 

Festa de Sant’Ana é aberta com grande participação popular


A Festa de Sant’Ana de Caicó foi aberta nesta quinta-feira (17), com a tradicional passeata de abertura e reunindo centenas de fiéis católicos.

A procissão de abertura seguiu pela Avenida Seridó, Rua Renato Dantas, Avenida Celso Dantas, Avenida Coronel Martiniano e voltando até a Catedral. O trajeto contou com a participação do bispo diocesano, dom Antônio Carlos Cruz Santos, clero diocesano e autoridades, dentre elas a governadora Rosalba Ciarlini, a ex-governadora Wilma de Faria, o deputado Vivaldo Costa e o prefeito Roberto Germano.
O prefeito de Caicó, Roberto Germano fez uso da palavra durante a cerimônia de abertura da Festa de Sant’Ana e destacou que a festa é um sagrado momento de homenagem a Padroeira. 

“A nossa alegria é maior ainda quando unimos a esse sentimento, a gratidão e o reconhecimento do valor simbólico que representa a nossa Padroeira, na figura da mãe de todas as mães. O nosso compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de nossa promissora cidade é inspirado pelo sentimento de fé e religiosidade tão presente e constante nos lares e no espírito dos nossos conterrâneos. Rendemos graças a nossa santa protetora nesses 75 anos de existência de nossa Diocese, rogando que ela continue derramando suas bênçãos sobre todos os lares caicoenses nesses 266 anos de celebração da festa. Saúdo todo o clero diocesano representado na pessoa do Bispo Dom Antônio Carlos que vive sua primeira Festa de Sant’Ana.  Aos demais irmãos, religiosos e religiosas e colaboradores que o ajuda no seu ministério por meio das associações, das pastorais e leigos que compartilham com o seu trabalho dedicado, com suas inteligências fortalecendo a missão de nossa santa Igreja. Uma palavra especial de incentivo ao nosso pároco de Sant’Ana, o Padre Edson que tão bem vem conduzindo a sua ação evangelizadora. Saúdo os irmãos visitantes e peregrinos, vindos dos mais diferentes destinos e que se sintam acolhidos e compartilhem com viva alegria a Festa que é de todos. Que sejam dias de permanente ação de graça e louvor. Vamos celebrar com paz, tolerância, gratidão e com alegria a nossa Padroeira Sant’Ana, todos, sem distinção, imbuídos de bons propósitos e que Sant’Ana interceda sempre por nós a irradiar os caminhos da perseverança e da fé. Muito obrigado e boa festa de Sant’Ana para todos”, enfatizou Roberto Germano em seus discurso. 

Por Paulo Júnior 
Jornal Correio do Seridó 
10 anos de comunicação

Vivaldo Costa prestigiou abertura da Festa de Santana de Caicó ao lado da senadorável Wilma de Faria

Teve inicio nesta quinta-feira (17) a abertura oficial de mais uma Festa de Santana de Caicó. O deputado Vivaldo Costa (PROS), como faz tradicionalmente, participou da procissão que percorreu as principais ruas da cidade e marcou o inicio dos festejos. 
O parlamentar estava acompanhado da senadorável Wilma de Faria, dos vereadores Alisson Jackson, Alex Dantas e do ex-prefeito Bibi Costa.

“Estamos aqui para agradecer a Deus e a Santana Gloriosa, pelo dom da vida. Através desta unidade estamos vivos e com saúde em mais uma festa. Quero saudar meus conterrâneos de Caicó e do Seridó, que se irmanam para celebrar a festa da nossa Mãe Santana”, disse Vivaldo.

Durante a cerimônia que aconteceu no largo da catedral, Vivaldo também encontrou a governadora Rosalba Ciarlini, deputada federal Zenaide Maia e o prefeito de Ipueira Paulo Brito.



Assessoria de Comunicação do Deputado Vivaldo Costa
Ismael Medeiros

Senadora Ivonete recebe visita do deputado João Maia

O deputado federal João Maia (PR) e a ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, visitaram, nesta quarta-feira (16), a senadora Ivonete Dantas (PMDB), em Brasília. Ivanildinho, filho da parlamentar, também estava presente no encontro.

Além das tradicionais discussões políticas, João Maia e Shirley Targino saudaram Ivonete pelo restabelecimento de sua saúde e alta hospitalar, do Sírio Libanês. “Fiquei muito feliz com a visita de Shirley e de João, que também me deram muita força durante o período em que fiquei tratando da minha saúde”, destacou a senadora do PMDB.

Roberto Germano: “Fizemos de tudo para que todos se sintam em casa durante esta Festa de Sant’Ana”

DSC_0404
Ao participar da abertura oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó, o prefeito Roberto Germano saudou os caicoenses e visitantes com uma rápida, mas objetiva mensagem de boas-vindas. Ao lado da primeira-dama Denise, o prefeito dividiu o palco principal com a governadora Rosalba Ciarlini, o bispo Dom Antônio Carlos, o padre Edson Medeiros, dentre outros religiosos. “É um momento de muita emoção, confraternização e religiosidade, onde damos o pontapé oficial da Festa de Sant’Ana. Estamos todos felizes em receber os amigos e familiares, os caicoenses ausentes que já estão chegando”, disse o prefeito.
Em entrevista à imprensa falou dos esforços que a Prefeitura vem fazendo junto a Paróquia de Sant’Ana, para a realização da festa. “Ninguém faz a festa sozinho. O momento é de darmos as mãos colocando a estrutura da Prefeitura a disposição da Paróquia, obedecendo a legislação, dando condições das pessoas se sentirem bem em Caicó. Fizemos questão de organizar a cidade para receber todos”, finalizou. Por Assessoria de imprensa - Foto: Ilmo Gomes 

Vai começar edição 2014 do Sonora Brasil Sesc


Projeto, que pretende formar ouvintes musicais, leva 1º grupo deste ano no RN, o Duo Cancionâncias (RJ), a Natal, Mossoró e Caicó. Entrada é gratuita

Vai começar a temporada 2014 no Rio Grande do Norte do Sonora Brasil, projeto do Sesc que pretende estimular o gosto pela música acústica. Em sua 16ª edição, o Sonora traz ao estado, nos meses de julho e agosto, o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, com uma novidade: desta vez, o projeto circulará pelo interior. 

O primeiro de três grupos a se apresentar aqui é o Duo Cancionâncias (RJ), que passará por Natal (21/07), Mossoró (22/07) e Caicó (23/07), com sessões às 20h. A entrada é gratuita.
Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba e a praia de Pipa receberão as apresentações em julho e agosto. Em solo potiguar, além do Duo Cancionâncias, apresentam-se o Quarteto Belmonte (RJ) e o Quinteto Brasília.

O tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea traz à tona a força deste compositor, crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Os programas apresentam, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.

Em 2013, a 16ª edição do projeto trouxe o tema “Tambores e Batuques” ao Centro-Oeste e Nordeste Brasileiros, onde grupos apresentaram as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental, sagrado. Este ano, é a vez do outro tema desta edição vir à região. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Sobre o Sonora Brasil

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem, e coloca-os em contato com outros grupos musicais.

Sobre o Duo Cancionâncias

O Duo Cancionâncias tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latinoamericana do século 20, com especial atenção aos compositores contemporâneos. Formado pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio (ambos mestres em música pela UFRJ).

Entre suas apresentações, destacam-se séries que abarcam diversos gêneros da canção brasileira, além de recitais em programas de rádios pelo Brasil e México. A dupla se dedica intensamente à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto essa produção e as transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

Serviço:
O quê? Vai começar temporada 2014 do projeto Sonora Brasil Sesc
Atração? Duo Cancionâncias (RJ)
Quando e onde?
NATAL
21/07, às 20h, no auditório do Sesc Centro (Rua Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta)
MOSSORÓ
22/07, às 20h, no auditório Sesc Mossoró (Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia)
CAICÓ
23/07, às 20h, na Casa de Cultura
ENTRADA GRATUITA
Site do projeto: www.sesc.com.br/sonorabrasil 

Por Lorena Gurgel 
e Kelly Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário