quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ex-prefeito de Ouro Branco morre aos 100 anos de idade


 Júnior Nogueira ao lado do avô Manoel Nogueira e o Vereador Odair Diniz por ocasião do centenário de Manoel Nogueira em Ouro Branco 

O município de Ouro Branco está de luto. Faleceu nesta quarta-feira, à noite, na sua residência na cidade de Ouro Branco, o ex-prefeito Manoel Nogueira, com 100 anos de idade. 
O sepultamento será nesta quinta-feira e o horário ainda será confirmado pela família. 
No mês de maio deste ano, a família de Manoel Nogueira do Nascimento reuniu a comunidade de Ouro Branco e foi celebrada Missa em Ação de Graças pela passagem dos seus 100 anos de vida.

A celebração aconteceu no sábado, dia 10 de maio, às 17h, em sua residência e teve a cobertura do Jornal Correio do Seridó, através do repórter Paulo Júnior. 

Saiba mais sobre o ex-prefeito Manoel Nogueira
Manoel Nogueira do Nascimento nasceu no dia 10 de maio de 1914, na zona rural, no Sítio Barra do Riacho Verde, município de Ouro Branco. Filho de Francisco Nogueira do Nascimento e Maria Verianda de Oliveira.  

Filho de família humilde, Manoel Nogueira não teve muita oportunidade para os estudos e quando ainda muito jovem seguiu a profissão de caminhoneiro em meados da década de 40 a 50 e posteriormente começou a comercializar algodão, no antigo prédio chamado O Nogueirão, onde hoje funciona a Câmara Municipal de Ouro Branco.  

Manoel Nogueira casou-se com Cristina Oliveira do Nascimento em cerimônia realizada na cidade de Jardim do Seridó, no dia 15 e novembro de 1936, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja celebração foi feita pelo Padre Antônio de Melo Chacon.

Em 22 de agosto de 1942, casou no civil, também na cidade de Jardim do Seridó. Dessa união, nasceram 5 filhos, sendo 3 mulheres e 2 homens.

Até os dias atuais, Manoel Nogueira e Dona Cristina construíram uma família composta de 5 filhos, 18 netos, 19 bisnetos e 4 tataranetos.

Também criaram e educaram como filha desde a sua infância, a neta Maria Cristina de Azevedo, filha de José Inácio de Azevedo e Salete Oliveira Azevedo.

O ex-prefeito de Ouro Branco-RN, Manoel Nogueira do Nascimento, esteve à frente do Executivo Municipal por três mandatos: 1955-1959; 1965-1969, e 1973-1976.

A última eleição em que concorreu a mandato eletivo foi em 2000, quando foi eleito vice do ex-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito José Batista de Lucena (Zé Braço).
Mesmo estando fora da militância política, sempre exerceu influência em muitas das lideranças políticas locais. Além disso, sua referência sempre foi lembrada por políticos do Rio Grande do Norte, quando de suas passagens pela cidade de Ouro Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário