quarta-feira, 28 de maio de 2014

ONG Oceânica consegue tornar Pirangi área foco de conservação




Litoral Sul potiguar agora integra o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação de Ambientes Coralíneos, iniciativa do governo federal

A ONG Oceânica obteve mais uma grande conquista no quesito conservação da biodiversidade potiguar, em especial a marinha. A região de Pirangi, litoral de Parnamirim, agora é área foco de conservação e integra o Plano de Ação Nacional (PAN), iniciativa do governo federal que combate ameaças a espécies e ambientes coralíneos. A ONG conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A inclusão de Pirangi na zona de conservação deve-se à relevância da sua biodiversidade. Mais da metade das espécies de corais existentes no Brasil e cerca de 10 das 20 espécies marinhas focos do PAN – ou seja, espécies ameaçadas –, como tubarões e estrelas do mar, ocorrem nas formações recifais na região de Pirangi, que conta com 105 espécies de peixes de recifes rasos e fundos. Tudo isso sofre constante ameaça devido ao uso incorreto, à exploração turística, à pesca predatória, à exploração turística, à ocupação desordenada do litoral e à contaminação das águas.

A conquista da ONG Oceânica volta os olhos a nível nacional sobre a região e reforça a necessidade de se ordenar o uso e a visitação nas formações recifais, com a possibilidade de torná-la uma área protegida. Pirangi une-se, no RN, às regiões litorâneas de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, onde se localiza a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), incluída no PAN e área foco de conservação. Os recifes em Maracajaú, por exemplo, que abrigam 180 invertebrados e 60 macroalgas, é a única APA marinha do Estado.

Projeto Ponta de Pirangi

Sabendo da importância da biodiversidade de Pirangi, a ONG Oceânica criou o projeto Ponta de Pirangi, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Desde 2010, o projeto realiza importantes atividades na praia, como campanhas de conscientização junto aos turistas e à comunidade local, regatas e eventos socioambientais. A próxima ação está prevista para 05/06, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma programação gratuita na praça central de Pirangi contará com diversas atividades focadas no ambiente marinho.

O projeto abrange uma faixa litorânea envolvendo as praias de Cotovelo, Pirangi do Norte, Pirangi do Sul, Piranbúzios  e Búzios.  Durante a primeira fase do projeto (2010 -2011), houve um grande avanço no ordenamento da visitação dos parrachos de Pirangi com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por parte das empresas turísticas de Pirangi, que passaram a seguir regras a fim de conservar os famosos parrachos.

A intenção do Ponta de Pirangi ao promover todas as ações é de valorizar a biodiversidade marinha, torná-la mais conhecida e fomentar sua conservar conservação.

Sobre a ONG Oceânica

Há 10 anos, a ONG Oceânica trabalha a favor a conservação de ambientes e espécies marinhas do RN. Atua em parceria com a UFRN, o IDEMA e o IBAMA. Para saber mais, acesse www.oceanica.org.br.

Sobre o PAN

Os Planos de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção, ou do Patrimônio Espeleológico  ou de Ambientes Coralíneos (PAN) são iniciativas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Consiste em políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater ameaças que põem em risco espécies e ambientes naturais. Para saber mais, acessewww.icmbio.gov.br.

Serviço:
O quê? ONG Oceânica consegue tornar Pirangi uma área foco de conservação nacional, incluindo-a no Plano de Ação NacionalPAN de Ambientes Coralíneos do Ministério do Meio Ambiente

Contato para entrevista: Liana Mendes (bióloga e fundadora da ONG Oceânica) - 9979 2459

Lorena Gurgel
Jornalista - DRT 1586

Nenhum comentário:

Postar um comentário