segunda-feira, 6 de junho de 2022

Servidores do INSS retornam hoje ao trabalho presencial

 


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União, uma portaria determinando o retorno dos servidores ao trabalho presencial a partir desta segunda-feira (6). A medida se aplica aos servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários do órgão que estavam em trabalho remoto por conta da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A portaria, também dispensou o uso de máscara de proteção facial nas unidades do INSS. O texto diz que os servidores deverão seguir as regras de proteção individual obrigatória, isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Suspenso em 2020 em razão da pandemia, o retorno às atividades presenciais do órgão vem ocorrendo gradualmente desde o ano passado mediante agendamento prévio.

Em março, o INSS já havia publicado outra portaria, desta vez, dispensando a necessidade de agendamento prévio para atendimento nas agências. Na ocasião, além dos pedidos já agendados, as agências retomaram também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação, sem necessidade de prévio agendamento.

Além do INSS, outros órgão da administração federal, exemplo da Receita Federal, também retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira. O retorno faz parte de uma decisão do governo federal de retomada das atividades presenciais dos servidores e empregados públicos que atuam na administração pública.

 

Jogo duro: Botafogo x Goiás - Fogão quer colar nos líderes

 


Sem vencer há dois jogos, o Botafogo reencontra os torcedores nesta segunda-feira, quando recebe o Goiás, às 20 horas, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), no encerramento da nona rodada. O objetivo é ganhar para não perder de vista os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo não conseguiu ir bem nos dois jogos seguidos fora de casa e agora busca melhorar seu desempenho como mandante, onde tem uma vitóra, um empate e uma derrota. No meio da tabela de classificação, o time comandado por Luis Castro tem 12 pontos.

Assim como o Botafogo, o Goiás também não ganhou nas últimas duas rodadas, mas sua situação é mais delicada apesar da diferença de apenas três pontos. Com nove, o time esmeraldino está na beira da zona de rebaixamento e tenta respirar no Brasileirão.

Ainda sem repetir escalação desde que estreou, Luis Castro deve mandar a campo um time diferente do que perdeu para o Coritiba, por 1 a 0, em Curitiba (PR). O zagueiro Joel Carli e o atacante Vinícius Lopes foram liberados pelo departamento médico e estão à disposição do treinador português.

A defesa e o ataque serão mantidos, mas mudanças são estudadas no meio-campo. A saída de Del Piage do time titular é praticamente certa. Tchê Tchê e Patrick de Paula são as opções. Além disso, Lucas Fernandes pode aparecer no lugar de Chay.

Um fator que vem preocupando Luis Castro é a questão ofensiva, apesar do Botafogo ter um dos melhores ataques do Brasileirão. Em média, o time precisa dar nove finalizações para conseguir marcar um gol.

Embalado pela classificação heroica às oitavas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Red Bull Bragantino, nos pênaltis, o Goiás agora busca voltar a vencer no Brasileirão para se distanciar dos últimos colocados. Jair Ventura, porém, não vai poder repetir o time que ganhou em Bragança Paulista.

O lateral-direito Diego foi substituído no início do jogo por causa de uma lesão muscular e está no departamento médico. Por outro lado, o técnico Jair Ventura deve ter os retornos do volante Caio Vinícius e dos atacantes Vinícius e Pedro Raul.

JOGO ESPECIAL

A partida será especial para Jair Ventura, que tem uma forte ligação com o Botafogo. Filho de Jairzinho, um dos maiores ídolos do alvinegro carioca, o treinador do Goiás ficou dez anos no clube e desempenhou diversas funções.

“É diferente porque o Botafogo não só me formou como treinador, mas como pessoa. Cheguei como estagiário em 2008 e saí no fim de 2017. Foram 10 anos de casa. Fiz 99 jogos como treinador do time principal, fui treinador do time sub-20, analista de desempenho, preparador físico, auxiliar técnico. Passei por diversos setores, conheço o clube. Tenho um carinho enorme por ter sido formado como treinador e como pessoa. Meu pai jogou lá por 13 anos”, disse Jair Ventura.

Por Agência Futebol Interior 

Brasil vence Japão em mais um amistoso preparatório para a Copa do Mundo

 


Em mais um amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Qatar, o Brasil contou com um gol de Neymar, de pênalti, para vencer o Japão, por 1 a 0, na manhã desta segunda-feira, no Estádio Nacional de Tóquio.

Mais de 60 mil pessoas acompanharam um bom jogo da seleção comandada por Tite, apesar de não ter mostrado o mesmo brilhantismo da goleada sobre a Coreia do Sul, por 5 a 1, na semana passada, em Seul.

PRIMEIRO TEMPO
Logo no primeiro minuto, Neymar recebeu de Vinícius Júnior e ajeitou de calcanhar para Lucas Paquetá, que tirou do goleiro e viu a bola acertar a trave. Depois foi a vez de Fred assustar em finalização de fora da área, por cima do travessão.

O Brasil tinha mais dificuldades do que contra a Coreia do Sul, mas mesmo assim conseguia criar. Raphinha recebeu de Neymar e chutou para a defesa de Gonda. A resposta do Japão veio em cabeçada de Haraguchi para fora após escanteio cobrado por Junya Itu, aos 21 minutos.


 

País de Gales supera Ucrânia e volta a uma Copa do Mundo após 64 anos

 


 O País de Gales encerrou sua espera de 64 anos por uma vaga na Copa do Mundo ao derrotar a Ucrânia por 1 a 0 neste domingo (5), pondo fim às esperanças do país devastado pela guerra de chegar ao Catar.

Apesar da atmosfera barulhenta e apaixonada, a Ucrânia esteve no topo desde o início e o goleiro do País de Gales, Wayne Hennessey, esteve ocupado no primeiro tempo, fazendo três defesas vitais para manter o empate.

Foi nesse ambiente que o País de Gales assumiu a liderança aos 34 minutos. Bale disparou um livre rasteiro a 25 metros de distância e Yarmolenko, tentando cabecear para fora, mandou para a rede, passando pelo indefeso Georgiy Bushchan.

Aaron Ramsey desperdiçou uma grande chance de dobrar a vantagem do País de Gales após o intervalo, antes de Neco Williams acertar um chute na trave.

Mas o País de Gales, que jogou pela última vez em uma Copa do Mundo em 1958, teve de agradecer a Henessey novamente ao fazer uma bela defesa após um poderoso cabeceio de Artem Dovbyk, a seis minutos do final.

Brasileiro: Verdão e Galo empatam e Corinthians assume liderança

 


Diante de um público de mais de 40 mil pessoas no Allianz Parque, Palmeiras e Atlético-MG não justificaram as expectativas e empataram por 0 a 0, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, ambas equipes vão a 16 pontos na tabela, vendo o Corinthians, que havia iniciado a rodada empatado com as duas, assumir a liderança isolada da competição, com 18 pontos. No último jogo deste sábado (4), o Timão venceu fora de casa o Atlético-GO por 1 a 0.

O jogo teve um clima tenso, presente desde o início, quando, antes dos 10 minutos, Nacho Fernandez, do Galo e Gabriel Menino, do Palmeiras, se estranharam. Os dois voltariam a ter problemas ainda no primeiro tempo, com cada um recebendo um cartão amarelo.

O começo do jogo também reservou uma má notícia para o Verdão. Raphael Veiga, um dos principais destaques do time, sentiu a parte posterior da coxa direita em uma arrancada e acabou substituído por Rafael Navarro aos 13 minutos.

Aos 17, após cobrança de falta pela esquerda, Eduardo Sasha emendou de bicicleta e quase marcou um golaço para o Atlético. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro Marcelo Lomba.

A melhor chance do Palmeiras foi nos acréscimos, quando Rafael Navarro recebeu belo lançamento de Dudu e saiu na cara de Everson. No entanto, ele chutou à direita do gol, perdendo ótima oportunidade.

No segundo tempo, nenhum dos goleiros trabalhou muito. Rony teve chance mas finalizou para fora. Gustavo Scarpa cobrou falta de longe e Everson defendeu em dois tempos. 

Jogadores do Palmeiras pediram cartão vermelho para o volante Otávio após pisão em Scarpa, mas ele recebeu apenas o amarelo. Aos 35, Ademir teve a última boa chance da partida, mas finalizou para fora.

O empate sem gols representou a 15ª partida consecutiva do Palmeiras sem derrota (no Brasileiro, perdeu apenas o jogo de estreia, contra o Ceará). A equipe busca ampliar a marca na quinta (9), diante do Botafogo, novamente no Allianz Parque. Na véspera, que fica atrás do Palmeiras na terceira colocação pelos critérios de desempate encara o Fluminense no Maracanã.

 

Fim de semana tem pódio histórico para o Brasil na ginástica rítmica

 


O esporte brasileiro teve uma notícia surpreendentemente boa na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, que está sendo realizada em Pesaro, na Itália. Neste domingo (5), o país ficou com o bronze na prova de duas bolas e três fitas, com 28.650 pontos, atrás apenas da Itália (bronze em Tóquio) e da Bulgária, atual campeã olímpica. A equipe brasileira, formada por Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Giovanna Oliveira Silva, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pircio (além da reserva Beatriz Linhares) conquistou apenas a segunda medalha da história do país nessa competição. A primeira havia sido em 2013.

Três pódios no vôlei de praia na Letônia

A etapa de Jurmala (Letônia) foi especialmente proveitosa para as duplas brasileiras no circuito mundial de vôlei de praia. Embora o ouro não tenha vindo, foram três medalhas. Entre as mulheres, Bárbara Seixas e Carol Solberg acabaram derrotadas na final pelas canadenses Melissa e Pavan por 2 sets a 1 (21-19, 20-22, 15-7), ficando com a prata. A parceria brasileira está em segundo lugar no ranking mundial. Já o bronze na etapa também foi brasileiro: Duda e Ana Patricia venceram as americanas Hughes e Kolinske por 2 a 0 (21/19 e 21/17).

Entre os homens, a dupla número 1 do mundo, André Stein e George, garantiu o bronze ao bater os estonianos Nölvak e Tilsaar por 2 a 1 (21/17, 18/21,15/13). 

Pepê Gonçalves é ouro na Alemanha

O final de semana não passou sem um brasileiro no lugar mais alto do pódio: Pepê Gonçalves, da canoagem slalom, conquistou o ouro no Aberto de Augsburgo, na Alemanha, na prova do slalom extremo, em que os atletas competem juntos ao invés de fazerem seus tempos separadamente. Esta prova estará no programa olímpico pela primeira vez nos Jogos de Paris, em 2024. Pepê comemorou o resultado em postagem no Instagram.

Brasil recicla apenas 4% dos resíduos que poderiam ser reciclados; veja comparação com outros países

 


No Brasil, 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).

“Nós estamos quatro vezes menos que esses países. Temos que acelerar”, afirmou o presidente da instituição, Carlos Silva Filho, que também é diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Em relação aos países desenvolvidos, o caminho a percorrer é ainda mais longo. Na Alemanha, por exemplo, o índice de reciclagem alcança 67%. “O Brasil está 20 anos atrasado em relação a esses países”, afirmou Silva Filho.

Embora o país tenha grande potencial para aumentar a reciclagem, diversos fatores mantêm esses índices estagnados, a começar pela falta de conscientização e de engajamento do consumidor na separação e descarte seletivo de resíduos. Também é preciso destacar a falta de infraestrutura das prefeituras para permitir que esses materiais retornem para o ciclo produtivo, com potencial de recuperação.

“Faltam unidades para descarte separado, coleta seletiva; faltam unidades de triagem; e, por fim, eu diria que falta uma estrutura fiscal tributária para permitir que esse material reciclável seja atrativo para a indústria”, explicou Silva Filho.

O Dia Nacional da Reciclagem, lembrado nesse domingo (5), visa a conscientizar a população sobre a relevância da coleta seletiva, que faz a separação e destinação de materiais para reciclagem e reaproveitamento, de modo a diminuir os impactos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto de produtos.

Secos e orgânicos
Os materiais recicláveis secos representaram 33,6% do total de 82,5 milhões de toneladas anuais de resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos durante o período da pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos 2021, divulgado pela Abrelpe, o Brasil contabilizou 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis.

Embora os materiais recicláveis secos tenham ampliado sua participação no total de resíduos sólidos urbanos (saindo de 31,7% em 2012 para 33,6% na última pesquisa), a fração orgânica permanece predominando como principal componente, com 45,3%, o que representa pouco mais de 37 milhões toneladas/ano.

De acordo com a pesquisa, os resíduos recicláveis secos são compostos principalmente pelos plásticos (16,8%, com 13,8 milhões de toneladas por ano), papel e papelão (10,4%, ou 8,57 milhões de toneladas anuais), vidros (2,7%), metais (2,3%) e embalagens multicamadas (1,4%). Os rejeitos, por sua vez, correspondem a 14,1% do total e contemplam, em especial, os materiais sanitários, não recicláveis. Em relação às demais frações, a sondagem mostra que os resíduos têxteis, couros e borrachas detêm 5,6% e outros resíduos, 1,4%.

A pesquisa da Abrelpe sinaliza que iniciativas de coleta seletiva foram registradas em mais de 74% dos municípios brasileiros, mas ainda de forma incipiente em muitos locais, o que reflete na sobrecarga do sistema de destinação final e na extração de recursos naturais, muitos já próximos do esgotamento. O levantamento mostra que quase 1.500 municípios não contam com nenhuma iniciativa de coleta seletiva.

 

Lista de devedores de multa eleitoral é disponibilizada pelo TSE

 


A Justiça Eleitoral passou disponibilizar, nesse domingo (5), aos partidos políticos, a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essa lista serve de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, documento que é “pré-requisito para quem pretende concorrer a um cargo público nas Eleições de 2022”, informou, em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, a principal causa de indeferimento de registros de candidaturas é a falta deste documento. Para consultar a lista, é necessário que os partidos acessem o Sistema de Filiação Partidária (Filia).

“A ferramenta, que é acessada pelos partidos, possui funcionalidade específica para a geração dos arquivos com esses dados. Basta o usuário autorizado pela legenda clicar no menu Arquivos > Dados Devedores e gerar os dados, no momento que quiser”, informou o TSE referindo-se à regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Além de dispor sobre a certidão de quitação eleitoral, a Lei de Eleições detalha quais são os documentos que precisam ser apresentados no momento do pedido de registro de candidatura. “Entre eles, estão a cópia da ata da convenção partidária, a certidão de quitação eleitoral, a prova de filiação partidária e a autorização do filiado para incluir seu nome como candidato”, acrescentou o TSE.

“Para fins de expedição da certidão, são considerados quites aqueles que: condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; e os que pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato”, explicou.


Chesf diz que helicóptero fazia voo de inspeção de rotina; confira nomes das vítimas

 


A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) emitiu uma nota de pesar lamentando as mortes de dois funcionários e do piloto do helicóptero que se chocou com uma linha de transmissão no município de Currais Novos, no Seridó Potiguar. O acidente aconteceu na tarde deste domingo (05).

De acordo com a empresa, a aeronave, de prefixo PP-MCJ, estava realizando uma inspeção aérea de rotina. "A aeronave estava em operação no Estado do Rio Grande do Norte e chocou-se com uma linha de transmissão 230kV, caindo em um açude na zona rural do município de Currais Novos", comunicou.

Na nota, a Chesf acrescentou ainda que "está em grande pesar mediante o fato e está adotando todas as providências pertinentes junto aos órgãos competentes, priorizando a assistência às famílias das vítimas".

Os falecidos foram identificados como Juberson Coelho Coimbra (65 anos), que era o piloto e era funcionário da empresa desde 1987; e os inspetores de linha Robson Deusdette de Melo Araújo (35 anos), contratado desde 2011; e Francisco Wilson da Silva (52 anos), funcionário desde 2010.

O acidente aconteceu no início da tarde. Após se chocar com a linha de transmissão, o helicóptero caiu em um açude. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados para o local.

A colisão provocou ainda a falta de energia em 22 municípios do Rio Grande do Norte, cerca de 118 mil domicílios foram afetados. Até as 17h, apenas 18 mil clientes haviam tido o fornecimento restabelecido.

Três pessoas morrem em acidente com helicóptero no interior do RN

 


Três pessoas morreram após um helicóptero bater em uma linha de transmissão no município de Currais Novos, no Seridó Potiguar, na tarde deste domingo (05). As vítimas ainda não foram identificadas.

As vítimas seriam o piloto da aeronave e dois supervisores, funcionários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a aeronave poucos instantes antes da colisão que culminou na queda dentro de um açude. Chovia no momento em que o vídeo foi gravado.

Com o impacto do helicóptero com a linha de transmissão, 22 municípios, principalmente da região Seridó do Rio Grande do Norte, ficaram sem energia. A Cosern informou que a linha é operada pela Taesa e frisou que "realizou manobras de remanejamento de cargas para minimizar a extensão do impacto".

*O repórter Adeilton Silva, da rádio Ouro Branco 99 FM, colaborou com as informaçõesAddThis Sharing Buttons

Vídeos mostram helicóptero voando baixo na chuva e fios danificados após queda; assista

 


Imagens gravadas por moradores de Currais Novos mostram o helicóptero envolvido no acidente, na tarde deste domingo (05), voando baixo e sob forte chuva. Além disso, há um segundo registro que já mostra a rede elétrica danificada após a colisão.

Nas imagens no local do acidente, o homem que gravou o vídeo narra a situação. "Tá vendo o fio aí no poste? Dois fios arreados. Eu acho que ele bateu no fio. O fio sai lá na frente, indo para a torre, lá em cima. Eu acho que ele bateu no fio", diz.

O acidente, que ainda não teve vítimas confirmadas, provocou a falta de energia em 22 municípios do estado, afetando cerca de 118 mil clientes, de acordo com a Cosern.

Não é possível confirmar se o helicóptero apresentava problemas. As causas do acidente ainda serão investigadas.

 


Acidente com helicóptero deixa 22 municípios do RN sem energia

 


Pelo menos 22 municípios do Rio Grande do Norte foram afetados pelo apagão que aconteceu neste domingo (05), após um helicóptero colidir com uma linha de transmissão, em Currais Novos, no Seridó Potiguar.

De acordo com a Cosern, em nota, aproximadamente 118 mil clientes da empresa foram afetados pela suspensão do fornecimento de energia elétrica, ainda no início da tarde.

Até às 17 horas, ainda segundo o comunicado da companhia, cerca de 18 mil clientes haviam tido o fornecimento retomado. "A distribuidora lamenta o ocorrido, está monitorando a regularização da ocorrência junto à TAESA e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário", pontuou.

A companhia energética, no entanto, não divulgou a lista dos municípios afetados.

 

Helicóptero bate em linha de transmissão e deixa municípios do RN sem energia

 


Um helicóptero colidiu em uma linha de transmissão de energia elétrica no município de Currais Novos, no Seridó Potiguar, na tarde deste domingo (05). Com o acidente, que ocorreu por volta das 13h30, vários municípios da região estão sem energia.

Em nota, a Cosern informou que a linha é operada pela empresa Taesa. "A Neoenergia Cosern realizou manobras de remanejamento de cargas para minimizar a extensão do impacto. A distribuidora está monitorando a o ocorrência junto à Taesa e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário", explicou.

Até o momento, ainda não se tem informação de quantas pessoas estavam no helicóptero. A aeronave caiu dentro de um açude, o que gera pouca expectativa de sobreviventes serem localizados.

 

América-MG faz 2 a 1 sobre Cuiabá, que segue no Z4 do Brasileirão

 


Na abertura da nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o América-MG venceu o Cuiabá por 2 a 1 no início da noite deste sábado (4), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Alê e Felipe Azevedo foram os autores dos gols da equipe mineira, enquanto André descontou. Com o resultado, o América ocupa momentaneamente a quarta posição, com 14 pontos. Já o Cuiabá se mantém na zona do rebaixamento, com oito pontos, em 17º.

O América abriu o placar aos 24 da etapa inicial. Pela esquerda, Éder fez lindo lançamento para a área e encontrou Alê, que, de peixinho, completou para o gol. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

O Cuiabá conseguiu a igualdade antes do intervalo. Após cobrança de lateral pelo lado esquerdo, André ajeitou o corpo e chutou forte, de longe, marcando um belo gol.

No segundo tempo, o América conseguiu o gol da vitória ainda no começo. Aos oito minutos, o Coelho roubou a bola, Everaldo fez jogada pela direita e cruzou na cabeça de Felipe Azevedo, que não deu chances para o goleiro, João Carlos, acertando o canto direito.

O Cuiabá ainda teve duas boas chances para empatar. Primeiro, Jailson fez grande defesa em chute forte de Rafael Gava dentro da área. Depois, o goleiro do time mineiro foi tentar sair com os pés e acabou desarmado, mas o Dourado não conseguiu finalizar para o gol vazio.

As duas equipes entram em campo novamente pelo Brasileirão no meio da semana. O Cuiabá deve estrear o técnico português António Oliveira, que acompanhou a partida das tribunas do Independência (o time foi comandado pelo auxiliar Luiz Fernando Iubel), no duelo contra o Corinthians, na terça-feira (7), na Arena Pantanal. Já o América recebe o Ceará no dia seguinte.

 

Fortaleza bate Fla no Maracanã e conquista 1ª vitória no Brasileiro

 


Mais de 60 mil rubro-negros saíram do Maracanã de cabeça quente. O Fortaleza, lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro, venceu o Flamengo por 2 a 1 neste domingo, pela 9ª rodada do Brasileirão, conquistando a primeira vitória na competição e deixando uma crise no adversário. A torcida carioca hostilizou o técnico Paulo Sousa, o vice-presidente Marcos Braz e vaiou a equipe.

Com o resultado, o Flamengo ocupa momentaneamente a 10ª posição, com 12 pontos conquistados. Já o Leão do Pici soma cinco pontos, e segue na última colocação.

O Fortaleza começou a partida na defesa, não dando espaços para o Flamengo atacar. Com dificuldades na criação, o Rubro-Negro não levava perigo ao gol de Marcelo Boeck. O contra-ataque do Leão do Pici funcionou e o time carioca mostrou fragilidade defensiva. Os visitantes foram ganhando espaço e confiança para atacar e, já na metade do primeiro tempo, dominava a partida e tinha perdido duas chances incríveis de abrir o placar.

Aos 5 minutos, Robson recebeu lançamento e, cara a cara com o goleiro Hugo, acabou finalizando na trave. A segunda grande oportunidade foi de Romarinho, aos 23 minutos. O camisa 11 apareceu sozinho dentro da grande área e chutou forte, na rede pelo lado de fora. A terceira tentativa foi fatal. Willian Arão tocou errado e Jussa recuperou a bola. Ele passou para Robson, que bateu por cima de Hugo para fazer o primeiro.

O Flamengo se perdeu completamente em campo e o Fortaleza passou a trocar passes com facilidade no campo de ataque. O segundo quase saiu aos 47 minutos, com Pikachu, após boa jogada. O castigo veio logo depois. Na única jogada trabalhada do rubro-negro no primeiro tempo, Everton Ribeiro passou para Ayrton Lucas, que devolveu para o camisa 7 chutar de primeira e deixar tudo igual.

A segunda etapa começou com a chance de o Flamengo praticamente garantir a vitória. Aos 3 minutos, Marcelo Benevenuto cometeu pênalti em Pedro. O árbitro Leandro Vuaden confirmou a penalidade após conferir o lance no VAR. O próprio Pedro foi para a cobrança, mas acertou na trave.

O Flamengo melhorou em relação ao primeiro tempo, com as entradas de Vitinho, Thiago Maia e David Luiz nos lugares de João Gomes, Willian Arão e Pablo. Mesmo com as alterações feitas no intervalo e com o pênalti perdido, o time não teve outra chance de marcar. O Fortaleza, por outro lado, chegava sempre perigosamente, com a defesa adversária aberta.

O gol da vitória do Leão do Pici saiu aos 46 minutos. Filipe Luís errou passe no meio de campo, Romero avançou pela esquerda, driblou Matheuzinho e chutou para a boa defesa de Hugo. No rebote, Hércules arrematou de perna esquerda para fazer o segundo e fechar o placar.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Bragantino, quarta-feira (08), às 20h30min, no Nabi Abi Chedid. O Fortaleza recebe o Goiás no Castelão, na quinta-feira (09), às 20h (horário de Brasília).

 

domingo, 5 de junho de 2022

Inter vence Grêmio e assume vice-liderança do Brasileirão Feminino

 


Em duelo que fez jus à rivalidade histórica, com mais de 40 finalizações, o Internacional bateu o Grêmio por 2 a 1 na manhã deste domingo (5), no Estádio Vieirão, em Gravataí e pulou para a vice-liderança do Campeonato Brasileirão Feminino A1 (primeira divisão). O triunfo, alcançado com gols de Duda e Lelê (Cássia descontou) fez a equipe colorada subir para 26 pontos e ultrapassar o Corinthians, que tem 24. O líder Palmeiras tem 28. Já o Grêmio aparece em nono, com 13 pontos somados.

O primeiro tempo foi de domínio das Gurias Coloradas, que abriram o placar logo aos sete minutos. Após cobrança rápida de escanteio pela esquerda, Duda recebeu de volta, avançou e chutou rasteiro para vencer a goleira Lorena.

A camisa 10 do Colorado teve duas boas chances para ampliar na sequência, mas em ambas parou em Lorena. Aos 34, o segundo gol veio. Em roteiro similar ao do primeiro, a jogada começou com um escanteio pela esquerda. Dessa vez, Belinha cabeceou e acertou o travessão. No rebote, com o gol escancarado, Lelê completou para as redes.

Na segunda etapa, o Tricolor passou a dar mais trabalho para a goleira Gabi Barbieri. A forte chuva que castigou o gramado não impediu a continuação do bom futebol. Duda por pouco não fez o terceiro: acertou a trave em chute de fora da área, aos 20 minutos.

Cinco minutos depois, Luany recebeu dentro da área e chutou em cima de Gabi Barbieri. Mais cinco minutos e o gol do Grêmio enfim saiu. Cássia recebeu já dentro da área e finalizou de primeira, acertando o ângulo esquerdo e pegando Gabi Barbieri no contrapé. No minuto seguinte, quase o empate. Gabizinha cabeceou na trave. 

Cinco minutos depois, Luany recebeu dentro da área e chutou em cima de Gabi Barbieri. Mais cinco minutos e o gol do Grêmio enfim saiu. Cássia recebeu já dentro da área e finalizou de primeira, acertando o ângulo esquerdo e pegando Gabi Barbieri no contrapé. No minuto seguinte, quase o empate. Gabizinha cabeceou na trave. 

A partida seguiu cheia de emoções, literalmente até o último lance. Depois da expulsão da lateral Belinha, do Inter, o Grêmio cobrou uma falta na área já aos 50 minutos e Barbieri fez defesa espetacular com o pé, evitando o gol de empate.

Com a vitória, o Internacional chegou a sete jogos de invencibilidade no campeonato (cinco vitórias e dois empates), além de manter uma escrita de não perder para as rivais desde dezembro de 2017.

O próximo jogo da equipe é no domingo (12), quando recebe o São José. Na véspera, o Grêmio visita o lanterna Bragantino, em jogo fundamental para as pretensões do time. Restando apenas quatro partidas para o fim da primeira fase, a equipe está fora da zona de classificação para o mata-mata, embora tenha os mesmos 13 pontos do oitavo colocado, o Real Brasília, que hoje estaria classificado.

ABC empata com o Botafogo-PB e segue no G4 da Série C

 


O ABC enfrentou o Botafogo/PB nesse sábado (04) e saiu de campo com um empate por 0 a 0. A partida, válida pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, foi realizada no estádio Almeidão, em João Pessoa/PB.

Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 17 pontos e permaneceu na segunda colocação da competição. O time paraibano tem a mesma pontuação e é o terceiro colocado.

Na próxima rodada, o ABC enfrenta o Mirassol/SP, líder do campeonato com 20 pontos. O confronto está marcado para o próximo domingo (12), às 17h, no estádio Frasqueirão. Em caso de vitória por dois gols, a equipe potiguar assumirá a liderança.

Varíola de macaco: Brasil investiga seis casos suspeitos

 


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesse sábado (04) que ainda não há casos confirmados de varíola de macaco no país. A informação foi divulgada por meio de seu perfil na rede social Twitter.

Segundo ele, o Ministério da Saúde continua monitorando possíveis casos da doença. Queiroga explicou que, além dos quatro casos já em investigação, outros dois casos suspeitos foram notificados no estado de Rondônia.

O ministro afirmou que todos seguem isolados e em monitoramento.

 

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 9 milhões

 


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.488 da Mega-Sena, realizado na noite desse sábado (04), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Confira as dezenas sorteadas: 17 - 31 - 34 - 40 - 56 - 57.

A estimativa de prêmio para o próximo concurso, a ser realizado na quarta-feira (08), é de R$ 9 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A quina teve 39 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 54.865,83. A quadra teve 2.541 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 1.202,99.

América atropela Icasa e volta ao G4 na Série D do Campeonato Brasileiro

 


Em partida realizada na Arena das Dunas, nesse sábado (04), o América não tomou conhecimento do Icasa/CE e venceu o jogo por 3 a 0. Os gols foram marcados por Elvinho, Allef e Zé Eduardo. O confronto foi válido pela 8ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Alvirrubro voltou ao G4 do grupo A3 da competição nacional. A equipe potiguar soma 13 pontos e está na terceira colocação. No entanto, pode encerrar a rodada em 4º lugar caso o Sousa/PB vença o Globo neste domingo (05).

Na próxima rodada, o América enfrenta o São Paulo Crystal/PB. O duelo está marcado para o sábado (11), às 15 horas, no estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, no interior da Paraíba.

 

RN registra chuva acima de 100 milímetros

 


O Rio Grande do Norte registrou chuvas por todas as regiões entre a manhã de sábado (04) e o início da manhã deste domingo (05). A Central Potiguar concentrou os maiores índices, que chegaram a 102,9 milímetros em São Vicente, maior volume do período analisado.

Na mesma região, Currais Novos acumulou 98,5 milímetros; Cerro Corá teve 78,6. Em Caicó, que chove com intensidade desde a sexta-feira (03), o total registrado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) foi de 56,4 milímetros.

No Agreste Potiguar, o maior acúmulo foi em Brejinho, com 43,2 milímetros. Em Jundiá, a Emparn anotou 28,8 milímetros. No Leste Potiguar, as chuvas foram amenas. Em Parnamirim, o pluviômetro marcou 9,5 milímetros. Em Macaíba, foi 5,8 mm. E Natal teve apenas 5,1 mm.

Já no Oeste Potiguar, os índices foram melhores. Em Almino Afonso, a Emparn computou 36,8 milímetros; em Portalegre, 33,4 mm; em Antônio Martinhas, 33,2 milímetros.

Neste domingo (05), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu mais um alerta de chuvas intensas para o estado, com a possibilidade de 100 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar aos 100 km/h.

 

Covid-19: RN vai voltar a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) vai recomendar a volta da utilização das máscaras em ambientes fechados. O pronunciamento oficial da pasta deve acontecer nesta segunda-feira (06).

Segundo um documento elaborado pelo comitê de saúde do estado, a recomendação considera que os locais fechados apresentam maiores riscos para a disseminação da doença. Além disso, leva em conta o aumento exponenciaal de casos da doença em outros países e até no Brasil, em estados vizinhos ao RN.

"Considerando a necessidade de manter sob controle a pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte, e entendendo que, o período de festividades juninas são provocadores de grandes aglomerações, podendo refletir no aumento do número de casos", destacou o documento.

Outro ponto seria a "necessidade de adoção de medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus, com vistas a proteger de forma adequada a saúde e a vida da população norte-rio-grandense, além de garantir um cenário epidemiológico favorável".

Além de ponderar o uso das máscaras, o documento reitera o cumprimento das medidas de prevenção, como os protocolos sanitários, a higienização das mãos com frequência, além de evitar ambientes com aglomeração. Outra orientação é para a população completar o esquema vacinal, incluindo a dose de reforço.

Ao PORTAL DA TROPICAL, a pasta confirmou que a recomendação será feita, mas que não será por meio de nota técnica, documento que apresenta as recomendações.

No boletim epidemiológico divulgado pela secretaria neste domingo (05), o Rio Grande do Norte registrou 48 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Não houve mortes provocadas pela doença no período. Ao todo, o estado tem 507.566 casos confirmados. Os óbitos são 8.211.

O uso de máscaras em locais fechados foi liberado pelo governo do estado em 6 de abril. Nos ambientes abertos, a obrigatoriedade havia sido derrubada ainda no mês de março.

 

Luiz Eduardo prestigia abertura do Mossoró Cidade Junina com o “Pingo da Mei Dia”

 


No sábado (04), o pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade, Luiz Eduardo, esteve prestigiando o Pingo da Mei Dia, abertura oficial do São João mais cultural do Mundo, o #mossorocidadejunina

"Evento magnífico que movimenta toda economia de Mossoró. É cultura, é tradição, é São João. #AvanteRN", afirmou Luiz Eduardo nas redes sociais.

Com um público superior a 200 mil pessoas, segundo a organização da festa, o “Pingo da Mei Dia” trouxe muita música, com uma programação especial preparada para os mossoroenses e turistas.

O evento contou com diversas apresentações musicais, com destaque para o baiano Bell Marques, que conduziu a festa garantindo muita animação.

 

Zé Ricardo pede demissão e deixa comando técnico do Vasco

 


O Vasco anunciou na manhã deste domingo (5) que o técnico Zé Ricardo não é mais o comandante do time. O clube foi pego de surpresa com o pedido de demissão entre a noite de sábado (4) e a manhã de hoje (5). Segundo pronunciamento do gerente executivo de futebol do Vasco, Carlos Brazil, o treinador, o auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras receberam proposta de outro clube.

O time carioca já tem compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro nesta terça (7). A equipe viaja a Recife para encarar o Náutico. Segundo Brazil, a diretoria está trabalhando para escolher um novo técnico. Enquanto isso, o Vasco será comandado à beira do gramado pelo auxiliar Emílio Faro, da comissão permanente do clube.

A saída de Zé Ricardo surpreende pelo bom momento vivido pelo time no campeonato. É o único invicto, com quatro vitórias e seis empates e ocupa a quarta posição na Série B (posição que garante o acesso), com 18 pontos. Em sua segunda passagem pelo clube, o técnico fez 25 partidas, com 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas. A equipe caiu nas semifinais do Campeonato Carioca e teve uma eliminação surpreendente na segunda fase da Copa do Brasil, diante da Juazeirense, da Bahia.

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid neste domingo

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes  05/06/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.


TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
02 leitos clínicos.
▪️
#vacinasalvavidas
#higienizeasmãos
▪️
@hrserido

Açude público de São Fernando atinge seu nível de transbordamento

 



Em São Fernando, o açude público municipal atingiu o seu nível de transbordamento na noite de sábado (04).

O reservatório leva o nome do ex-prefeito da cidade, Juvenal Medeiros. Com as chuvas registradas nos últimos dias, o açude de São Fernando recebeu um grande volume de água e atingiu a sua lâmina de sangria neste sábado antes das 21 horas.

Nas redes sociais, a comunidade comemora o transbordamento e muitos já se preparam para o tradicional banho no açude neste domingo. 

 




 

Abertura do Mossoró Cidade Junina leva multidão ao Corredor Cultural

 


A alegria contagiante do “Pingo da Mei Dia” levou nesse sábado (4) uma multidão ao Corredor Cultural para prestigiar o evento. Com um público superior a 200 mil pessoas, segundo a organização da festa, o “Pingo da Mei Dia” trouxe muita música, com uma programação especial preparada para os mossoroenses e turistas.

A abertura do evento aconteceu ao meio-dia, com pronunciamento do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. Em entrevista, o chefe do Executivo Municipal destacou a dimensão do “Pingo da Mei Dia”. “O Mossoró Cidade Junina é o maior evento do Rio Grande do Norte e nos preparamos muito para esse momento. Todas as equipes envolvidas buscaram fazer o melhor”, declarou.

O evento contou com diversas apresentações musicais, com destaque para o baiano Bell Marques, que conduziu a festa garantindo muita animação. Nas redes sociais, após sua apresentação, o cantor disse que se sentiu emocionado ao ver o público.

"Hoje por vários momentos eu fiquei emocionado vendo essa multidão me aguardando na avenida principal e nas ruas ao redor. E um detalhe, a energia foi incrível. Todos vibrando com esse momento inesquecível. Muito obrigado Mossoró - RN", compartilhou.

Além do público, o “Pingo Mei Dia” mobilizou muitos comerciantes que perceberam no evento uma forma de garantir renda. O “Pingo” também foi prestigiado por turistas de outras cidades que escolheram vivenciar a alegria da festa. O Município realizou planejamento de forma integrada para que todos pudessem se divertir e brincar com tranquilidade. Foram mobilizados 750 agentes de segurança e 40 câmeras de segurança monitoraram todo o trajeto, com reconhecimento facial em todos os acessos.

Festa continua

Na próxima quinta-feira (09), começam os shows no Polo Estação das Artes. No primeiro dia, a animação é garantida pelos artistas Wesley Safadão, Cavaleiros do Forró e João Neto Pegadão. Na sexta-feira (10), o público se encantará com Nilson Viana, Mari Fernandes e Nattan. 

Já no sábado (11), será dia de curtir o São João de Mossoró com Limão com Mel, Israel Ribeiro, Bonde do Brasil e Eric Land. No Dia dos Namorados, Matheus e Kauan, André Luvi e André da Mata tocam sucessos e finalizam a primeira semana de shows na Estação.

A programação ainda conta com atrações na Cidadela; no Circo do Forró, com shows de forró pé-de-serra; o Anima Chuva, que antecede o "Chuva de Bala no País de Mossoró", que terá apresentações a partir também do dia 9.

 

sábado, 4 de junho de 2022

Prefeitura vai construir novo centro de formação da Guarda Municipal de Natal

 


O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou, nessa sexta-feira (03), da solenidade em alusão aos 31 anos da Guarda Municipal. Na ocasião, também foi assinada uma Ordem de Serviço para a construção de novo centro de formação da Guarda garantindo mais estrutura à classe.

Durante seu pronunciamento, o prefeito elogiou o desempenho do efetivo e afirmou o compromisso de trazer mais benefícios para a GMN. “Pra mim é uma grande alegria prestigiar esse dia tão especial. Me sinto feliz por ter atendido o pleito do plano de cargos, carreiras e salários. Todos nós sabemos que o trabalho que a Guarda faz merece respeito e admiração. E atuar em favor da segurança pública municipal é em uma das prioridades da nossa gestão. Parabéns a todos da Guarda pelos seus 31 anos de muito trabalho em prol da população”, disse Álvaro. 

O Comandante da GMN, Rozivam Valle da Costa, lembra das evoluções ao longo desses anos de instituição. “Sou da primeira turma de formação da GMN. Nesses anos de serviço tenho acompanhado as diversas evoluções na instituição, onde buscamos levar o melhor atendimento à população com profissionalismo, garantindo dignidade aos servidores, capacitação e estruturação administrativa. Os servidores estão dia a dia fazendo o melhor para atender a todos, abraçando os interesses da sociedade”, declarou.

A solenidade também marcou a entrega de novos rádios portáteis e fixos, todos em sintonia com a tecnologia do CIOSP. De acordo com o sub comandate Nicácio, os aparelhos oferecem a posição e a localização da viatura, no estilo GPS.

A GMN conta com atuação permanente no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIiosp), que reúne as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Itep, Defesa Civil e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário