segunda-feira, 6 de junho de 2022

SALMO DO DIA: Salmo 149

 


Salmo de Hoje

Segunda, 6 de Junho de 2022

Aleluia!
Cantem ao Senhor uma nova canção,
louvem-no na assembleia dos fiéis.

Alegre-se Israel no seu Criador,
exulte o povo de Sião no seu Rei!

Louvem eles o seu nome com danças;
ofereçam-lhe música
com tamborim e harpa.

O Senhor agrada-se do seu povo;
ele coroa de vitória os oprimidos.

Regozijem-se os seus fiéis nessa glória
e em seu leito cantem alegremente!

Altos louvores estejam em seus lábios
e uma espada de dois gumes em suas mãos,

para impor vingança às nações
e trazer castigo aos povos;

para prender os seus reis com grilhões
e seus nobres com algemas de ferro;

para executar a sentença escrita
contra eles.
Esta é a glória de todos os seus fiéis.
Aleluia!

Salmo 149

Técnico da Inglaterra diz que Brasil e Alemanha são suas referências para Copa


 

Um dos técnicos mais elogiados na última Copa do Mundo, em 2018, Gareth Southgate afirmou nesta segunda-feira que suas referências no futebol e nas grandes competições são as seleções do Brasil e da Alemanha. O treinador da Inglaterra quer seu time seguindo os passos dos rivais para brigar pelo título de todos os torneios que disputar.

"Para mim, Alemanha e Brasil ainda são a referência em termos de países que com, regularidade e consistência, vencem competições", declarou Southgate. O técnico citou as duas seleções para enfatizar a necessidade de a Inglaterra também se acostumar a avançar até as fases finais dos torneios para aumentar suas chances de títulos.

É o que vem acontecendo nos últimos torneios. Sob o comando de Southgate, o time inglês avançou até a semifinal do Mundial da Rússia, quatro anos atrás - terminou em quarto lugar. No ano passado, os ingleses foram além e alcançaram a final da Eurocopa, quando perderam nos pênaltis para a Itália.

Southgate quer ver a Inglaterra repetir a dose agora na Liga das Nações da Uefa, que começou na semana passada. Após perder para a Hungria por 1 a 0, na estreia, os ingleses terão pela frente nesta terça justamente a Alemanha, uma das referências do treinador da equipe.

"Você precisa respeitar o que eles fizeram e o que eles são como país. É essa mentalidade que estamos tentando construir. Estamos tentando atingir as fases finais das competições e jogos como o de amanhã são brilhantes. É exatamente o teste de que precisamos", projetou o técnico inglês.

As declarações de Southgate sobre Brasil e Alemanha acontecem justamente quando a comissão técnica da seleção brasileira, comentaristas e torcedores torcem por um amistoso envolvendo Brasil e uma equipe europeia. O duelo com seleções do Velho Continente é visto pelo técnico Tite como grande teste, depois das boas atuações do seu time nas Eliminatórias e na Copa América, na qual foi vice-campeão.

As chances de um amistoso com europeus, no entanto, são remotas. "Eu queria jogar com a França, campeã do mundo", disse o treinador nesta segunda, antes de pedir ajuda à comissão técnica. "Me ajudem aí: tem a Alemanha, Inglaterra, Espanha, Holanda... Mas tem o mundo real. A gente sabe que vamos enfrentar seleções africanas ou da Concacaf e da Ásia", admitiu Tite, resignado, após o amistoso com o Japão, em Tóquio.



Quase 70% das empresas ativas no país são MEI, divulga ministério

 


Quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI), divulgou hoje a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Segundo o boletim Mapa de Empresas, existem 13.489.017 MEI no país, de um total de 19.373.257 empresas ativas.

Segundo o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, André Luiz Santa Cruz, os dados mostram o sucesso das políticas de desburocratização e indicam que o país deixou de ser hostil ao empreendedorismo.

“O fato de ter grandes números de MEI é resultado do sucesso de política pública de formalização para quem tinha atividade informal. Não há dificuldades em abrir empresas no Brasil”, declarou Santa Cruz. Segundo ele, o microempreendedor individual representa uma categoria importante, que gera empregos formais (cada MEI pode contratar até um empregado) e criam empreendimentos que prosperam.

O diretor atribuiu o aumento da participação dos microempreendedores à política de melhoria do ambiente de negócios. “Quanto mais se melhora o ambiente de negócios, mais as pessoas se sentem estimuladas a empreender. Este é o retrato de nosso tempo. O Brasil não é mais um país hostil a quem quer empreender”, disse.

No primeiro quadrimestre deste ano, o tempo necessário para abrir um negócio ficou em 1 dia e 16 horas, o que representa uma redução de 1 dia e 13 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2021. De acordo com o Ministério da Economia, esse é o intervalo mais curto da série histórica. Segundo a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, a meta é reduzir o tempo para menos de 1 dia até o fim deste ano. Atualmente, 61,3% das novas empresas alcançam esse prazo.

Apesar da alta na participação dos MEI no total de pessoas jurídicas em atividade, o ritmo de abertura de empresas de janeiro a abril diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado. Nos quatro primeiros meses de 2022, foram abertas 1.350.127 empresas em todo o país, número 3,2% inferior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2021. No mesmo período, 541.884 empresas fecharam as portas, alta de 23% na mesma comparação.

Na comparação com o último quadrimestre do ano passado, no entanto, o número de empresas criadas subiu 11,5%. O número de fechamentos aumentou 11,5%.

Em relação aos MEI, 1.114.826 registros foram abertos de janeiro a abril, alta de 14% na comparação com os últimos quatro meses de 2021, mas com recuo de 3,2% em relação ao período de janeiro a abril do ano passado.

Nas demais categorias de empresa, o ritmo de abertura varia. De janeiro a abril, 226.549 sociedades empresariais limitadas foram criadas, alta de 19,1% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado e de 3,2% sobre os quatro meses finais de 2021. Ao todo, existem 4.667.178 empresas dessa categoria em funcionamento no país.

Em relação às Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli), 2.381 firmas foram criadas no primeiro quadrimestre deste ano, queda de 92,4% ante o mesmo período de 2021 e de 55,5% sobre setembro a dezembro do ano passado. Existem 937.163 empresas em atividade nessa categoria.

Nos quatro primeiros meses de 2022, foram abertas 3.749 sociedades anônimas, recuo de 23,8% em relação ao mesmo período de 2021 e de 20,6% em relação aos últimos quatro meses do ano passado. Há 177.898 sociedades anônimas em funcionamento atualmente.

De janeiro a abril, foram abertas 880 cooperativas, alta de 23,2% em relação aos quatro primeiros meses de 2021, mas queda de 3,8% na comparação com o último quadrimestre do ano passado. Ao todo, existem 35.169 cooperativas em atividade no país. A categoria “demais tipos de empresas” totalizou 66.832 unidades em funcionamento, com 1.742 aberturas no primeiro quadrimestre, queda de 32,5% em relação aos quatro primeiros meses de 2021 e de 40% em relação ao intervalo de setembro a dezembro do ano passado.

Na comparação por setores, a maior parte das empresas brasileiras atua no setor de serviços: 48,9%, segundo o boletim. Em seguida, vêm o comércio (32,6%), a indústria de transformação (9,3%), a construção civil (7,9%), a agropecuária (0,7%), a indústria extrativa mineral (0,1%), e outros setores (0,5%).

 

PIS/Pasep: Consultas liberadas pelo Caixa Tem

 


Os trabalhadores beneficiários do abono salarial PIS/Pasep já podem verificar os valores em suas contas. A Caixa Econômica Federal já liberou as consultas do PIS através dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

De acordo com o banco, no primeiro momento as consultas foram liberadas apenas para os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho. Os cidadãos que moram nas cidades afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais também já podem conferir as informações.

Veja também: Saque esquecido do PIS/Pasep é liberado pela Caixa; veja como receber

No entanto, as consultas já podem ser feitas por todos os trabalhadores desde a semana passada, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho e Previdência.

Em 2022, cerca de 23 milhões de trabalhadores terão acesso ao abono salarial. Do total, 22 milhões são funcionários do setor privado com direito ao PIS, e apenas 1 milhão são de servidores públicos com direito ao Pasep. O total pago será de R$ 21,82 bilhões.

Quem pode receber o PIS/Pasep?

Importante lembrar que o abono salarial é referente ao ano-base 2020, podendo receber quem atender a todos os seguintes critérios:

  • Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base considerado para o pagamento;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano-base considerado para o pagamento;
  • Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Em contrapartida, não têm direito ao abono, mesmo que se enquadrem nas situações citadas:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

 

Como consultar o PIS/Pasep?

Como mencionado, os trabalhadores podem verificar informações sobre o abono no aplicativo da carteira de trabalho digital e no número 158. Os cidadãos com direito ao PIS também podem consultar o benefício pelo Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Os trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta na página do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Calendários 

PIS

Os pagamentos ocorrem mediante a Caixa Econômica Federal conforme o mês de nascimento dos trabalhadores:

Nascidos emSaque liberado dia
Janeiro08/02/2022
Fevereiro10/02/2022
Março15/02/2022
Abril17/02/2022
Maio22/02/2022
Junho24/02/2022
Julho15/03/2022
Agosto17/03/2022
Setembro22/03/2022
Outubro24/03/2022
Novembro29/03/2022
Dezembro31/03/2022

Pasep

Os repasses são realizados pelo Banco do Brasil e ocorrem segundo o dígito final do número de inscrição dos trabalhadores:

Final da inscriçãoSaque liberado dia
015/02/2022
115/02/2022
217/02/2022
317/02/2022
422/02/2022
524/02/2022
615/03/2022
717/03/2022
822/03/2022
924/03/2022

 

Junho Verde e rastreamento de depressão em gestante estão na pauta do Plenário

 


O Senado pode votar na terça-feira (7) um projeto de lei que cria a Campanha Junho Verde de conscientização sobre conservação dos ecossistemas e controle da poluição e da degradação ambiental. Os senadores devem analisar um substitutivo ao PL 1.070/2021, aprovado em maio pela Câmara dos Deputados. A sessão deliberativa do Plenário tem outros quatro itens na pauta e está marcada para as 16h.

O projeto inclui a Campanha Junho Verde na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795, de 1999). Proposto pelos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Confúcio Moura (MDB-RO) e Fabiano Contarato (PT-ES), o texto depende de parecer do senador Reguffe (União-DF). O PL 1.070/2021 volta ao Senado depois de ajustes de redação promovidos pelos deputados.

O Plenário também pode votar o projeto de lei da Câmara (PLC) 98/2018, que inclui o rastreamento de sintomas depressivos em gestantes nas ações de pré-natal. O texto recebeu pareceres favoráveis da senadora Leila Barros (PDT-DF) nas Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS).

De acordo com a matéria, o rastreamento deve ser feito preferencialmente no primeiro e no terceiro trimestres de gestação. Uma vez identificados os sintomas, as gestantes devem ser imediatamente encaminhadas para acompanhamento por psicólogo ou psiquiatra.

Outro item na pauta é o PL 408/2019, que considera a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo do Rio Grande do Sul como manifestação da cultura nacional. O texto da Câmara recebeu parecer favorável do senador Lasier Martins (Podemos-RS) na Comissão de Educação (CE).

A Marcha de Resistência é uma prova que tem como objetivo avaliar critérios de rusticidade, resistência e capacidade de recuperação do cavalo crioulo. Para a realização das provas, os participantes se concentram por 30 dias para equiparar as condições físicas e nutricionais de todos os animais. Logo depois, observada a saúde do animal, são percorridos 750 quilômetros em 15 dias.

Acordos internacionais

Os senadores podem votar ainda o projeto de decreto legislativo (PDL 159/2021), que aprova uma emenda a um acordo de cooperação na área de Defesa assinado por Brasil e El Salvador. A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) apresentou parecer favorável à matéria na Comissão de Relações Exteriores (CRE).

A emenda busca adequar a relação bilateral entre os dois países à Lei de Acesso à Informação brasileira (Lei 12.527, de 2011). A norma eliminou do ordenamento jurídico brasileiro a categoria “confidencial” no tratamento de informações classificadas, que ainda vigora em alguns países.

O último item na pauta é o PDL 256/2021, que ratifica o acordo de trânsito aéreo internacional. Em vigor desde 1947 e aceito por 133 países, o tratado amplia as liberdades básicas de sobrevoo sem escala e de pouso técnico para reabastecimento, reparo ou refúgio às aeronaves em serviços aéreos internacionais regulares.

Brasil, Rússia, Indonésia e China manifestaram preferência de negociar bilateralmente a regulamentação dessas liberdades de trânsito, em conjunto com regras de embarque e desembarque de passageiros e cargas. O projeto recebeu parecer favorável do senador Jaques Wagner na CRE.

Fonte: Agência Senado

Concurso PM ES: edital com 1.052 vagas sai nesta terça, 7

 


A Polícia Militar do Espírito Santo vai divulgar nesta terça-feira, 7, o primeiro edital do concurso PM ES 2022. A informação foi confirmada pelo governador, Renato Casagrande, que anunciou que serão 1.052 vagas neste primeiro momento.

Entretanto, estão confirmadas mais de 1.100 vagas. As demais oportunidades serão lançadas na próxima semana com um edital somente para oficiais.

As 1.052 vagas a serem lançadas neste primeiro edital serão:

  • 1.000 vagas para soldados combatentes;
  • 30 vagas para policiais HPM; e
  • 22 vagas para músicos.

"Amanhã vai ser publicado o edital do concurso da Polícia Militar. Amanhã, terça-feira, dia 7, ocorrerá a publicação do edital para 1.052 vagas com mil soldados combatentes, 30 policiais para o HPM e 20 policiais para a banca de músicos", disse Casagrande.

O chefe do executivo ainda antecipa que serão 30 dias de inscrições, que serão recebidas pelo Instituto AOCP. A instituição será a banca e já teve, inclusive, o seu contrato assinado desde janeiro deste ano.

+ PM ES já divulgou conteúdo programático do concurso. Veja agora! 

Edital já estava sendo elaborado, disse PM

Em resposta recente à reportagem da Folha Dirigida, a Polícia Militar informou que o edital já estava sendo elaborado. No entanto, a corporação não trabalhava com uma data para o seu lançamento.

"O edital está em fase de elaboração e, em breve, será lançado", disse

Em dezembro de 2021, Renato Casagrande chegou a prever o edital do concurso PM ES para 'o início do ano que vem'. O edital era aguardado para sair já em janeiro, mas atrasou.

Quanto ganham os policiais PM ES?

Um dos atrativos para ingressar nas corporações e um dos principais motivos pelos candidatos que procuram uma área de Segurança Pública é o salário. Na PM e no Corpo de Bombeiros do Espírito Santo não é diferente, pois os servidores podem chegar a ganhar R$ 5 mil.

Oficial
 Remuneração bruta enquanto Aluno no Curso de Formação  Remuneração bruta no cargo de Aspirante a Oficial 

1º ano - R $ 2.584,16


2º ano - R $ 3.158,42


3º ano - R $ 3.445,55

R $ 5.823,07
Soldado
 Remuneração bruta enquanto aluno  Remuneração bruta após incorporação 
R $ 1.220,30R $ 2.778,42

Como foi o último concurso PM ES?

No último concurso, os candidatos foram avaliados através de até nove etapas de seleção. Dessas, as quatro primeiras serão de responsabilidade da banca e as demais da própria corporação, sendo:

⇒ Prova objetiva e redação;


⇒ Entrega de documentos para aferição de idade máxima;


⇒ Teste de aptidão física;


⇒ Avaliação psicológica;


⇒ Inspeção de saúde / exame toxicológico;


⇒ Investigação social;


⇒ Apresentação de documentos para fins de matrícula;


⇒ Classificação e matrícula;


⇒ Curso de formação.

Novo Processo Seletivo é promovido pela Prefeitura de Viçosa - RN

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Administração anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de quatro vagas destinadas à contratação de profissionais.

Há oportunidades disponíveis entre os seguintes cargos: Técnico de Laboratório (1); Professor de Língua Inglesa (1); Professor de Língua Portuguesa (1); e Professor Pedagogo, Educação Infantil (1).

Para concorrer a uma das chances ofertadas, é necessário que o candidato possua escolaridade entre níveis médio e superior, conforme o respectivo cargo pleiteado. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 20 a 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor de R$ 1.212,00 a R$ 2.884,22.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever entre os dias 6 a 9 de junho de 2022, por meio do envio da documentação especificada no edital, até as 12h da data limite do período de inscrição, ao seguinte endereço de email: pssvicosarn@gmail.com. Entretanto, as inscrições também podem ser realizadas de forma presencial, na sede da Prefeitura Municipal, situada na rua Ozéas Pinto, nº 140, Centro. O atendimento é das 8h às 12h.

Como forma de classificação, os candidatos classificados mediante aplicação de análise de experiência profissional e prova de títulos, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

 

RN tem saldo positivo de empregos em abril, mas acumulado do ano ainda é negativo, aponta Caged

 


O Rio Grande do Norte registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada no mês de abril. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 1.588 vagas abertas no quarto mês do ano.

O saldo é resultado de 15.732 admissões contra 14.144 desligamentos. No acumulado do ano, no entanto, o dado ainda é negativo, com 1.268 vagas fechadas, sendo 60.827 contratações e 62.095 demissões.

Nos últimos 12 meses, entre maio de 2021 e abril de 2022, porém, o saldo é positivo. No período, foram 190.810 admissões e 163.445 desligamentos, resultando em um saldo de 27.365 vagas em todo o estado.

Em abril, o setor de serviços foi o que mais contribuiu para os dados positivos. Ao todo, foram 1.261 oportunidades abertas. Em seguida, aparece o setor de construção, com 766; e o de indústria geral, com 281. 

Por outro lado, o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura fecharam 639 vagas de emprego; além desse, a área de comércio ficou no vermelho, com saldo de -81.

Com investimento de R$ 120 milhões, prefeitura vai revitalizar Redinha, Ponta Negra e Praia do Meio

 


Com o objetivo de requalificar a infraestrutura da orla urbana da cidade, a Prefeitura de Natal está executando um conjunto de intervenções que irão modificar totalmente a realidade das praias do Meio, Ponta Negra e Redinha. O que se busca é valorizar, fomentar e potencializar a principal atividade econômica do Município que é o Turismo. 

Com a execução do projeto do Complexo da Redinha, da engorda e enrocamento de Ponta Negra e a qualificação viária da Praia do Meio, serão investidos mais de R$ 120 milhões. Os recursos aplicados são do Município e do Governo Federal.

“A orla urbana de Natal precisa ser totalmente repaginada. Temos uma beleza natural de fazer inveja, mas somos conscientes de que precisamos melhorar nossa infraestrutura. É preciso oferecer conforto, segurança para os natalenses e turistas. Essa série de obras vai fazer com que o Município ganhe muito, já que são intervenções necessárias e urgentes. Já começamos o trabalho na Redinha, a licitação do enrocamento de Ponta Negra já foi finalizada e estamos no aguardo da licença para iniciar os serviços. Já a engorda estamos finalizando o projeto básico. Na praia do Meio, a Secretaria de Mobilidade Urbana também está nos trâmites finais do projeto. De uma ponta a outra, vamos entregar uma nova orla para a capital potiguar”, prevê o prefeito Álvaro Dias.

A chamada engorda da praia de Ponta Negra vai deixar a faixa de areia com 100 metros, quando a maré estiver seca, e com 30 metros, quando estiver cheia. A intervenção acontecerá da área do Morro do Careca e se estenderá até imediações do Hotel Serhs. A complementação do enrocamento, protegendo a zona costeira, partindo do final do calçadão até um pouco depois do Serhs, também será realizada. A expectativa é de que os serviços sejam realizados em 30 meses a um custo de R$ 52 milhões.

A obra será conclusão de parte de um projeto que já existe nas proximidades do Morro do Careca. Ao todo, a engorda terá 1.173 metros de extensão. A previsão é de que serão construídas também uma proteção costeira com 7 escadas e 4 rampas de acesso à praia. O projeto será realizado de forma pausada para evitar transtornos aos turistas e banhistas que trafegam pelo local. Nessa etapa do enrocamento, serão investidos R$ 23,5 milhões.

Orla da Zona Leste 

Saindo de Ponta Negra, as intervenções vão alcançar as praias da Zona Leste. O projeto de qualificação viária da Praia do Meio está sendo elaborado pelos técnicos das secretarias municipais de Planejamento (Sempla) e Mobilidade Urbana (STTU). Toda a extensão do calçadão será recuperada, da praia dos Artistas até o Forte dos Reis Magos. Toda a parte de proteção costeira também será executada. Está prevista a recomposição da malha asfáltica tanto da Avenida Café Filho como da Avenida 25 de dezembro. Além disso, o projeto terá toda a acessibilidade necessária e ciclovia. Outra intervenção prevista é a construção de espaços de lazer e prática esportiva de esportes de areia.

A Praça do Pescador, nas imediações do extinto Hotel Reis Magos, também será repaginada com a previsão de um novo traçado, ciclovia e demais serviços. Por fim, todas essas melhorias vão se estender pela Ladeira do Sol até o mirante localizado na avenida Getúlio Vargas, melhorando a iluminação do espaço, executando o recapeamento asfáltico e promovendo acessibilidade nas calçadas.

“A orla leste está muito castigada. Vamos promover uma grande intervenção na área, melhorando as condições de tráfego, acessibilidade, criando espaços para a prática de esportes e demais atividades. A orla de Natal precisa e deve ser mais bem conservada e tratada. Vamos dar a devida atenção que esse espaço privilegiado merece”, assegura Álvaro Dias. Todo esse conjunto de obras está orçado em R$ 22 milhões. Há ainda a previsão de um serviço complementar de recuperação nos quiosques existentes do calçadão, mas, de acordo com a equipe da Sempla, essa será uma etapa posterior, já que os recursos garantidos não podem ser empregados nesse tipo de serviço.

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid nesta segunda

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
06/06/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas ultimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️

❤️ Alta hospitalar por COVID-19 no HRS:

📍São Fernando - 01

TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
10 leitos (10 intensivos e 10 clínicos)

#vacinasalvavidas
#useamáscara
#nãoaglomere
#higienizeasmãos
▪️
@hrserido

RN registra chuvas no fim de semana; previsão aponta mínima de 16ºC no estado nos próximos dias

 


O primeiro final de semana de junho de 2022 foi de chuvas no Rio Grande do Norte. Acumulados de sexta até a manhã desta segunda-feira (06) ultrapassaram 100 milímetros na Região Central Potiguar foram registrados no Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Maiores volumes por região, no período, foram em São Vicente 112,2 mm (Central Potiguar), José da Penha (Oeste Potiguar) 80,8 mm, Brejinho 52,6 mm (Agreste Potiguar) e Natal 35,1 mm (Leste Potiguar).

"Climatologicamente, o período chuvoso inicia nas regiões Leste e Agreste,  sendo provocado por vários fatores meteorológicos como a atuação dos ventos de leste, aquecimento da temperatura dos oceanos trazendo muita umidade. Estas são condições favoráveis para ocorrência de chuvas que inclusive, no caso deste final de semana, adentraram pelo interior do estado", explica o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A previsão das temperaturas para essa semana é de valores entre 20°C e 30°C, nas madrugadas e tardes, na região Litoral. No interior as mínimas podem variar entre 16°C a 22°C, e as máximas poderão chegar aos 33°C. As menores temperaturas estão previstas para o domingo (12), nos municípios de Cerro Corá, Equador e Lagoa Nova.

As análises apontam que para o mês de junho, a previsão é cenário favorável para a ocorrência de chuvas nas regiões Leste e Agreste Potiguar com volumes que poderão chegar a 211,8mm e 93,8mm, respectivamente.

Previsão dia a dia

06/06/22 - segunda-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

07/06/22 - terça-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

08/06/22 - quarta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

09/06/22 - quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

10/06/22 - sexta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuvas no Litoral e Oeste.

11/06/22 - sábado - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

12/06/22 - domingo - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

 

SINE-RN oferece 115 vagas de emprego nesta segunda-feira


A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, por meio do SINE-RN, oferece 115 vagas de emprego nesta segunda-feira (06). As oportunidades são para Natal, Mossoró, João Câmara, Currais Novos, Santa Cruz, São José de Mipibu, Parnamirim e regiões.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento para Seguro Desemprego? Ligue: (84) 3190-0783 e 3190-0788. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Siga o Sine-RN no Instagram: @sine.rn para maiores informações sobre os serviços do SINE Estadual RN.

NÚMERO DE VAGAS POR MUNICÍPIO

Natal e Região Metropolitana
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO      12
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA     01
CONSULTOR DE VENDAS     01
CORRETOR DE IMÓVEIS      06
ENCARREGADO DE OBRAS   01
MECÂNICO   01
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL  02
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE AUTOMÓVEIS      02
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS     01
MESTRE DE OBRAS     01
MONTADOR DE VIDROS       02
TÉCNICO INSTRUMENTISTA   50
TOPÓGRAFO       02
VENDEDOR INTERNO   02

Vagas para Pessoas com Deficiência - PCD
ARMADOR DE ESTRUTURA DE CONCRETO      02
CARPINTEIRO     02
CARPINTEIRO AUXILIAR      02

Mossoró e Região
ATENDENTE BALCONISTA    01
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS      01
ESTETICISTA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS  02
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA     01
MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS (MANUTENÇÃO)      01
MOTORISTA DE FURGÃO OU VEÍCULO SIMILAR      02
OFICIAL DE SERVIÇOS DIVERSOS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES      01
OPERADOR ELETROMECÂNICO      01
SOLDADOR   01
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA   01
VENDEDOR PRACISTA  01
VIGIA        01

Santa Cruz e Região
VENDEDOR PRACISTA  01

Currais Novos e Região
AUXILIAR ADMINISTRATIVO   01
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO     01
VENDEDOR PORTA A PORTA 01

São José Do Mipibu e Região
CARREGADOR (ARMAZÉM)   02
OPERADOR ELETROMECÂNICO      01

João Câmara e Região
OPERADOR DE MÁQUINA PERFURATRIZ   01

Parnamirim e Região
OPERADOR DE EMPILHADEIRA      03

Total geral = 115 vagas

 

Caged: Brasil criou 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril

 


Em abril, o Brasil criou 196.966 novos empregos formais. O saldo é resultante de um total de 1.854.557 admissões e de 1.657.591 desligamentos. Com isso, os trabalhadores celetistas no país estavam, naquele mês, em 41.448.948 vínculos, o que, segundo dados do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados nesta segunda-feira (06), representa uma alta de 0,48% na comparação com o mês anterior.

De acordo com o Novo Caged, no acumulado de 2022 o saldo está em 770.593 empregos, número que decorre de um total de 7.715.322 admissões e de 6.944.729 desligamentos. Este saldo é 3,6% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Bruno Dalcolmo, esse saldo negativo “é testemunho de maior base; de um maior estoque de empregos, portanto é natural que o percentual de crescimento diminua ao longo do tempo”, disse ao comentar que, no cenário de 2022, “não há expectativa de que se gere o mesmo número de empregos do ano passado, quando foram gerados mais de 2 milhões de empregos.

Dalcolmo explica que 2021 foi um “histórico positivo” resultante de fatores como a recuperação da economia após a covid-19 e a atuação dos benefícios que visaram a manutenção do emprego e da renda. “Dito isso, a expectativa para 2022 é bastante positiva, com criação entre 1,5 milhão e 2 milhões de empregos [até o final do ano]”.

Grupamentos

Em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas foram registrados saldos positivos em abril, com destaque para o setor de serviços, que gerou 117.007 postos, distribuído principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

O comércio gerou 29.261 novos postos, enquanto a indústria teve saldo de 26.378 postos concentrados principalmente na indústria de transformação (saldo de 22.520 postos). O setor de construção apresentou saldo de 25.341 postos.

O setor da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura diminuiu o número de empregos formais, com o número de desligamentos (96.842) ficando maior do que o de admissões (95.820). O saldo, portanto, ficou negativo, com 1.021 empregos a menos.

Regiões e estados

Todas as cinco regiões brasileiras tiveram saldo positivo, com uma variação entre 0,32% (Região Sul, com 25.102 novos postos) e 0,72% (Região Centro-Oeste, com 25.598 novos postos). Na Região Sudeste foram criados 101.279 postos (alta de 0,48%, na comparação com o mês anterior); no Nordeste foram 29.813 novos postos (0,45%); e na Região Norte foram 12.023 novos postos (0,62%).

Entre as unidades federativas, São Paulo foi quem teve melhor saldo, com 53.818 novos postos (0,42% a mais, na comparação com março); seguido do Rio de Janeiro, com 22.403 postos (0,69%); e de Minas Gerais, com 20.059 postos (0,46%).

Segundo o Caged, duas unidades federativas apresentaram saldo negativo: Alagoas, que perdeu 181 postos de empregos formais, o que representa queda de 0,05%; e Pernambuco que diminuiu em 807 o saldo de empregos celetistas (-0,06%).

Em termos relativos, o Amapá foi o estado que registrou maior alta no estoque (1,04%, o que corresponde a um acréscimo de 752 postos no saldo). Em segundo lugar está Goiás (0,98%, com um saldo positivo de 13.166 postos).

O salário médio do país, registrado no momento de admissão no mês de abril estava em R$ 1.906,54. “Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 15 no salário médio de admissão, uma variação em torno de 0,79%”, detalha o Caged.

Trabalho Intermitente

O Novo Caged detalha também a situação do trabalho intermitente no país, modelo adotado desde a reforma trabalhista implementada pelo governo Michel Temer. Neste tipo de contrato de trabalho, a prestação de serviço não é contínua e pode ocorrer alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade.

Segundo o Caged, em abril essa modalidade registrou 23.142 admissões e 15.486 desligamentos, gerando saldo de 7.656 empregos em 5.406 estabelecimentos contratantes. “Um total de 202 empregados celebrou mais de um contrato na condição de trabalhador intermitente”.

Os setores que mais contrataram trabalho intermitente foram os de serviços (5.778 postos); construção civil (888 postos); indústria geral (600); e comércio (471). O de agropecuária apresentou saldo negativo (-81 postos).

Regime Parcial

Esta modalidade de contrato possibilita duração que não exceda as 30 horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, de duração que não exceda a 26 horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais.

Nesta modalidade, o saldo ficou em 4.738 novos postos, resultado de 20.863 admissões e 16.125 desligamentos, em 9.635 estabelecimentos contratantes.

O setor de serviços foi o que apresentou maior saldo, com 2.502 novos postos, seguido do comércio (1.516 postos), da indústria geral (539 postos), construção civil (141 postos) e agropecuária (40 postos).

Desligamentos acordados

Em abril, o total de desligamento mediante acordo entre empregador e empregado ficou em 17.783. O Caged acrescenta que houve 74 empregados que realizaram mais de um desligamento por meio de acordo com o empregador.

O setor de serviços registrou 8.425 desligamentos, enquanto o do comércio mostrou 3.938 demissões. O de indústria geral respondeu por 3.241 desligamentos; o de construção, por 1.532; e o de agropecuária, por 647 demissões.

Agência Brasil

Barragem de Pau dos Ferros atinge maior volume desde 2011; confira situação no RN

 


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. 

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais indica que a barragem de Pau dos Ferros continua recebendo águas e já acumula, nesta segunda-feira (06), 42.872.381 m³, correspondentes a 78,17% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. A última vez que o manancial atingiu este volume foi em 25 de junho de 2011. No mesmo período de 2021, o reservatório estava com 30.531.260 m³, equivalentes a 55,67% da sua capacidade total. 

As reservas hídricas superficiais totais do RN somam, nesta segunda-feira (06), 2.310.012.068 m³, percentualmente, 52,78% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 06 de junho de 2021, as reservas hídricas estavam com 2.218.651.707 m³, correspondentes a 50,69% da sua capacidade total. 

No último final de semana o açude Morcego, localizado em Campo Grande, atingiu 100% da sua capacidade, que é de 6.708.331 m³. No mesmo período de 2021, o reservatório estava com 3.894.306 m³, percentualmente, 58,05% da sua capacidade total. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.482.518.359 m³, equivalentes a 62,47% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 1.414.795.969 m³, correspondentes a 59,62% da sua capacidade total. 

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 263.251.630 m³, percentualmente, 43,9% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. A última vez que a barragem atingiu esse nível foi no dia 21 de outubro de 2014. No dia 06 de junho de 2021, o reservatório estava com 256.505.870 m³, correspondentes a 42,77% da sua capacidade total.

O açude público de Cruzeta acumula 8.044.530 m³, equivalentes a 34,17% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³. A última vez que o reservatório atingiu este volume foi em 01 de agosto de 2012. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 2.392.785 m³, correspondentes a 10,16% da sua capacidade total.  

O açude Dourado, localizado em Currais Novos, acumula 1.607.442 m³, equivalentes a 15,57% da sua capacidade total, que é de 10.321.600 m³. No relatório divulgado no último dia 31 de maio, o reservatório estava com 631.028 m³, correspondentes a 6,11% da sua capacidade total. Já em comparativo com o ano de 2021, no mesmo período, ele estava com 3.672.144 m³, percentualmente, 35,58% da sua capacidade. 

Atualmente, os reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem com 100% da sua capacidade, são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; Flechas, localizado em José da Penha; o açude público de Marcelino Vieira; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas; Morcego, localizado em Campo Grande; o açude público de Encanto; Beldroega, localizado em Paraú; e Pataxó, localizado em Ipanguaçu. 

Permanecem com mais de 90%, os seguintes mananciais: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 99,72%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 99,86%; e Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, com 97,37% da sua capacidade total. 

Para saber sobre os volumes de outras barragens do RN acesse: http://sistemas.searh.rn.gov.br/monitoramentovolumetrico.

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, acumula 10.873.912 m³, equivalentes a 98,68% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³. No último relatório divulgado, a lagoa estava com 10.546.283 m³, equivalentes a 95,71% da sua capacidade total.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 39.426.664 m³, percentualmente, 46,79% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. No dia 31 de maio, a lagoa estava com 39.078.343 m³, equivalentes a 46,37% da sua capacidade total. 

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, permanece cheia com 11.074.800 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade.

Coreia do Sul e EUA lançam mísseis em resposta a testes norte-coreanos

 


A Coreia do Sul e os Estados Unidos (EUA) disseram que dispararam oito mísseis terra-terra na manhã de hoje (6) na costa leste sul-coreana, respondendo a uma enxurrada de mísseis balísticos de curto alcance lançados pela Coreia do Norte nesse domingo.

A ação é uma demonstração da "capacidade e prontidão para realizar ataques de precisão" contra a fonte norte-coreana dos lançamentos de mísseis ou os centros de comando e apoio, disseram os militares sul-coreanos, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que assumiu o cargo no mês passado, prometeu adotar uma linha mais dura contra a Coreia do Norte. Ele concordou com o presidente dos EUA, Joe Biden, de realizar uma cúpula,em maio, em Seul, em intensificar exercícios militares conjuntos e adotar postura combinada de dissuasão.

A Coreia do Norte promoveu uma série de lançamentos de mísseis este ano, e Yoon disse que os programas de mísseis e armas nucleares do vizinho do norte atingiram nível em que representam ameaça à paz regional e mundial.

A Coreia do Sul "continuará a construir segurança fundamental e práticas, além de deter as ameaças nucleares e de mísseis do Norte", disse Yoon em evento do Memorial Day sul-coreano.

Os militares da Coreia do Sul e dos EUA dispararam oito mísseis terra-terra durante cerca de 10 minutos, a partir das 4h45 de segunda-feira (horário local), em resposta aos oito mísseis disparados pela Coreia do Norte no domingo, informou a Yonhap.

Uma autoridade do Ministério da Defesa da Coreia do Sul confirmou que oito sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) foram disparados.


Reino Unido ignora ameaças de Putin e fornece mísseis a Kiev

 


O Reino Unido vai fornecer à Ucrânia, pela primeira vez desde o início da ofensiva russa nesse país, mísseis de longo alcance. A decisão, anunciada pelo Ministério britânico da Defesa, chega pouco depois de Moscou ter ameaçado Kiev com mais ataques, caso o Ocidente continuasse a fornecer armas aos ucranianos.

“Conforme as táticas da Rússia mudam, também o nosso apoio à Ucrânia deve mudar”, disse o secretário da Defesa, Ben Wallace, ao comunicar a decisão do governo de Boris Johnson.

Para o Executivo britânico, trata-se de fornecer “armas vitais de que os soldados precisam para defender o seu país de uma invasão não provocada”.

“Esses sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, altamente capazes, permitirão que os nossos amigos ucranianos se protejam melhor contra o uso brutal de artilharia de longo alcance que as forças de Putin usaram indiscriminadamente para devastar cidades”, explicou Wallace.O Reino Unido e os Estados Unidos estão entre as nações que mais armas têm fornecido à Ucrânia desde 24 de fevereiro.

O governo britânico não confirmou ainda quantos sistemas M270 de lançamento de mísseis irá fornecer, mas a BBC avança que serão três inicialmente. Os militares ucranianos serão treinados nas próximas semanas sobre a utilização dos novos sistemas.

O novo passo do Reino Unido nesta guerra foi dado em coordenação com os Estados Unidos, que anunciaram na semana passada o fornecimento de um sistema de mísseis a Kiev. A decisão norte-americana foi recebida por Moscou com frustração e com ameaças de retaliação.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu nesse domingo ataques a novos alvos ucranianos caso os países ocidentais enviem armas de longo alcance à Ucrânia. A ameaça foi aparentemente ignorada pelo Reino Unido. “Vamos usar as nossas armas”, ameaça Putin.

O sistema de lançamento múltiplo de mísseis do Reino Unido, agora cedido à Ucrânia, consegue disparar 12 mísseis terra-terra em apenas um minuto, tendo a capacidade de atingir alvos numa distância máxima de 80 quilômetros.

Este sistema, o M270, assemelha-se ao que Washington ofereceu a Kiev – o M142 Mobility Artillery Rocket System (Himars). Tanto o Reino Unido quanto os Estados Unidos forneceram o armamento de longo alcance sob a condição de que a Ucrânia não o utilizará para atingir território russo.

A garantia ucraniana não tranquilizou, porém, o presidente russo. “Na minha opinião, todo este alarido sobre o fornecimento de novas armas tem apenas um objetivo: arrastar o conflito armado tanto quanto possível”.

“Se [os sistemas de mísseis] forem fornecidos, vamos tirar as conclusões necessárias e usar as nossas armas, que são mais do que suficientes, para atingir os alvos que ainda não atingimos até o momento”, alertou o líder.

No mesmo dia, várias explosões abalaram a capital ucraniana. Foram os primeiros ataques a Kiev em várias semanas, enquanto os combates mais intensos se faziam sentir na região leste do Donbass.

Londres fornece especialistas

Hoje, o secretário britânico da Justiça anunciou que uma equipe especializada de advogados e policiais vai prestar assistência ao procurador que, neste momento, investiga alegados crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.

A equipa inclui um agente da Polícia Metropolitana, destacado no Tribunal Penal Internacional com sede em Haia, nos Países Baixos.

Pertencem também à equipe sete advogados com experiência em direito penal internacional.

O Tribunal Penal Internacional iniciou uma investigação que pode visar altos funcionários russos considerados responsáveis por crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio.

 

Inmet prevê chuvas para Pernambuco até quinta-feira

 


Depois de mais de 125 mortos devido às chuvas intensas em Recife, capital do Pernambuco, e em toda região metropolitana, a previsão é a de que vai continuar chovendo no leste da região Nordeste pelo menos até a próxima quinta-feira.

É o que diz o Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet), que também prevê mais chuva na região metropolitana do Recife, onde o número de pessoas desabrigadas já passou de 11 mil.

Nesta segunda-feira (6), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alerta para a possibilidade de alagamentos e inundações urbanas moderadas na Zona da Mata de Pernambuco e na região metropolitana da capital.

Diante da situação, está previsto o início das visitas de agentes comunitários e de saúde treinados pela prefeitura do Recife para avaliar as informações de danos patrimoniais causados pela chuva. A gestão municipal informou que começou a treinar 140 agentes para agilizar o pagamento do Auxílio Emergencial do estado de Pernambuco junto com a prefeitura da capital.

No fim de semana o governo do estado anunciou o Auxílio Pernambuco, no valor de R$ 1.500 para famílias atingidas pelas chuvas, que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

A prefeitura do Recife anunciou um auxílio de R$ 1.000 também para as famílias do CadÚnico que moram em áreas de risco reconhecidas pela Defesa Civil. Além disso, a gestão municipal vai aumentar de R$ 200 para R$ 300 o valor do auxílio moradia, com ajuda financeira da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário