quinta-feira, 1 de junho de 2017

Prefeitura de Caicó reinaugura UBS do bairro Barra Nova

Na tarde desta sexta-feira (05), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, reinaugurou a Unidade Básica de Saúde “Wady Rocha”, no bairro Barra Nova. 

Participaram do evento a secretária municipal de Saúde, Sandra Brilhante, demais integrantes do secretariado, servidores, vereadores, conselheiros tutelares e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, pastor Divino Félix.

“Esse posto de saúde funcionava numa casa alugada, fora dos padrões do ministério da Saúde, mas com o apoio incondicional do prefeito a UBS voltou a ter sede própria. Tudo foi feito com muito carinho, para que a equipe continue a trabalhar com dedicação e respeito”, lembrou Sandra Brilhante.

Batata destacou a espera de quatorze anos sem a UBS funcionando naquele prédio e, em 100 dias da atual gestão, o compromisso que virou realidade.

“Foi um dos pedidos que mais ouvimos da população do bairro Barra Nova. E estamos devolvendo esse lugar ao povo. Em breve outras unidades, como no bairro Frei Damião, voltarão a funcionar em prédios do Município. E isso permitirá uma economia deixamos de pagar o aluguel de imóveis particulares”, disse o prefeito.

No caso da UBS “Wady Rocha”, a entrega da casa locada representará uma economia de 88 mil reais durante a gestão de Batata.

Prefeito Batata participa de reunião com representantes da APDAC

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, esteve reunido com representantes da Associação das Pessoas com Deficiência e Amigos de Caicó (APDAC), nesta sexta-feira (05), no auditório do Centro Administrativo.

No encontro, os participantes analisaram a questão da falta de acessibilidade ao gabinete do prefeito, situação que já está sendo avaliada pelo setor de engenharia, além de outras demandas dos portadores de necessidades especiais.

A reunião serviu para que fossem discutidos os anseios das pessoas com deficiência, bem como para traçar metas de melhorias em relação à acessibilidade e serviços voltados para esta parcela da população.

Prefeito Batata participa das comemorações dos 80 anos da fundação do Distrito de Laginhas

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, participou das comemorações dos 80 anos da fundação do Distrito de Laginhas. Nesses dias 06 e 07 de maio, a comunidade organizou uma programação especial com eventos esportivos, culturais e musicais.

A programação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó, através da Subprefeitura de Laginhas. “Parabenizamos o Distrito de Laginhas pelos seus 80 anos de história. Neste domingo participamos das festividades alusivas a esta data tão marcante”, disse o prefeito.

O atual subprefeito do distrito, Jobson Pereira, agradece Batata pelo empenho na realização do evento e também na execução de pleitos importantes para o desenvolvimento do Distrito.

Laginhas, fundada há 80 anos, está situado a vinte quilômetros da sede do município de Caicó. O Distrito tem como padroeiro São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada no mês de setembro.

Laginhas possui uma subprefeitura, posto de saúde, escola, praça, mercado, igrejas católica e evangélica e, principalmente, muita hospitalidade por parte do seu povo ordeiro e trabalhador.

Distrito de Laginhas comemora 80 anos de fundação

O Distrito de Laginhas está em festa. Neste final de semana acontece uma programação para celebrar seus 80 anos. No sábado (06), foi realizada competição de atletismo, salto em distância e a corrida de jegue. Os desportistas também participam de torneios de vôlei de areia e misto de futebol.

Neste domingo (07), às 7 horas, houve a abertura das comemorações alusivas aos 80 anos do distrito com apresentação da Filarmônica Recreio Caicoense. Às 7h30, foi celebrada missa solene e às 8 horas, os atletas participaram de um torneio de futebol de campo.

Na parte social do evento, a partir das 12h, começou a tradicional feijoada na quadra de esporte com animação musical do grupo Deixa Acontecer, Trio Vênus, Ademir Souza e Banda Forró é Bom Demais.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó e Subprefeitura de Laginhas. Durante a semana, a equipe de infraestrutura esteve no distrito realizando várias ações em prol da comunidade. O mutirão realizou trabalhos de capina, retirada de entulho e limpeza nas ruas.

sábado, 6 de maio de 2017

DPE - RN anuncia Processo Seletivo de estagiários

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE - RN) iniciará em breve o recebimento de inscrições para o Processo Seletivo que tem como objetivo a formação de cadastro reserva para a possível contratação de estagiários da área de Direito.
As contratações terão o tempo máximo de dois anos e os estagiários efetuarão a função em diferentes Núcleos da DPE: Núcleo de Natal, Núcleo de Ceará-mirim, Núcleo de Nova Cruz, Núcleo de Assu e Núcleo de Parnamirim.
Para candidatar-se é necessário estar cursando entre o 5º e o 10º semestre de de Bacharelado em Direito, e ter disponibilidade para cumprir 30h semanais de estágio. A remuneração é referente à um salário mínimo vigente.
Os inscritos serão selecionados por meio de prova objetiva composta por 60 questões sobre os temas: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito penal, Direito Processual Penal, Legislação Institucional e Estatuto da Criança e do Adolescente. A avaliação está prevista para ocorrer no dia 18 de junho de 2017.
Se você tem interesse em participar, inscreva-se entre os dias 04 de maio de 2017 até o dia 2 de junho de 2017, na Defensoria Pública do Estado em um dos Núcleos já citados e listados no edital oficial disponível em nossa página. Não se esqueça de pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 40,00.

Distrito de Laginhas tem programação festiva nos 80 anos da comunidade

O Distrito de Laginhas está desenvolvendo uma programação especial para marcar os 80 anos da comunidade.



Vereador Zé Filho prestigia torneio de Vôlei nas comemorações dos 80 anos do Distrito de Laginhas

O vereador Zé Filho (PRP) esteve prestigiando neste sábado, à noite, no Distrito Laginhas, as finais do Torneio de Vôlei de Areia em comemoração aos 80 anos de fundação da Comunidade. 

"Parabéns as equipes que sagraram-se campeãs. Domingo, o esporte continua com o futebol e a corrida de jegue", disse Zé Filho. 

Secretaria de Infratrutura realiza trabalho de limpeza e outros melhoramentos nas ruas do Distrito de Laginhas

O Distrito de Laginhas está nos festejos para comemorar seus 80 anos e a equipe de infraestrutura da prefeitura de Caicó esteve no Distrito realizando várias ações em prol da comunidade.  

O mutirão da Infraestrutura realizou trabalhos de capina, retirada de entulho e limpeza nas ruas.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Estudante de Direito de Jucurutu poderá concorrer vaga na Assembleia Legislativa

O estudante de Direito, Jordão Bezerra, natural da cidade de Jucurutu, foi entrevistado nesta segunda-feira (1º) no Programa do Papa Jerimum, apresentado em numa cadeia de rádio no Seridó e Trairi.
Filiado ao partido Solidariedade, o jovem foi indagado sobre o sentimento do povo jucurutuense com relação as próximas eleições. Jordão disse que o povo espera uma nova liderança do município na assembleia legislativa. Indagado se este nome poderia ser o seu, de pronto o jovem disse que a cidade dispõe de várias lideranças, a exemplo do prefeito conhecido como “o Liso”, mas que se este fosse um desejo do povo estaria disposto a encarar o desafio.
Jordão tem se destacado nas lutas estudantis e também nas causas em defesa da sua cidade. É aliado do prefeito Waldir Medeiros, que historicamente derrotou grupos tradicionais na política de Jucurutu.
“Sou um militante do partido e estou para somar. Hoje o sentimento de Jucurutu é de uma representação nova na assembleia legislativa que seja do povo, a exemplo do prefeito Waldir que foi eleito no último pleito e tem feito um trabalho importante em defesa da nossa gente”, contou.

domingo, 30 de abril de 2017

Batata prestigia posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó






Neste sábado (29), às 19 horas, o prefeito Batata Araújo prestigiou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, que reconduziu ao cargo de presidente Ana Aline Morais. 

Na ocasião, Batata anunciou algumas ações para a zona rural e destacou que a gestão está aberta para grandes parcerias com a entidade. O prefeito enfatizou que o Município vai receber, através do governo federal, 300 mil reais para perfurar e instalar poços. 

“Nós estamos entregando ao Sindicato essa missão de dividir com a prefeitura a responsabilidade de viabilizar esse projeto, cujos recursos serão liberados em maio”, disse Batata. 

Ele também destacou que o Município vai receber, através de uma emenda parlamentar, cerca de 280 mil reais para saneamento básico na zona rural.  O prefeito confirmou que esteve na FUNASA e há um projeto para se construir 350 cisternas no município de Caicó. O detalhe é que a licitação que foi feita há algum tempo não pode ser viabilizada, pois a Funasa detectou erros. 

Batata lembrou que tem prazos a cumprir para não perder esses recursos, revelando que na próxima semana irá a Natal e convidou representantes do Sindicato para começar a viabilizar um novo projeto. 

“A partir de agora, eu quero chamar o Sindicato para que nos acompanhe em todas essas missões que dizem respeito à zona rural de Caicó”, afirmou. “Parabenizo a todos vocês pela escolha da nova diretoria. Ana Aline entende e sabe os caminhos do campo”, concluiu.

Segundo o prefeito, ele tem até o dia 30 de maio para não perder os recursos em torno de 290 mil reais para a obra da passagem molhada do Umari. Esse projeto está cadastrado no Ministério da Agricultura. 

O gestor também lembrou que dentro do projeto habitacional para o município de Caicó, a prefeitura pleiteando 100 casas para a zona rural. O Município vai iniciar brevemente a recuperação de estradas e o projeto dos mata-burros e quer a parceria do Sindicato dos Trabalhadores nessas ações. 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Secretário do Meio Ambiente pede a sensibilização da população sobre a questão da poda drástica

O secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanoel Sabino, pediu a sensibilização da população de Caicó quanto à poda drástica e também em relação aos restos de galhos aparados. Esse tipo de entulho está sendo jogado em vias públicas, atrapalhando a locomoção dos veículos.
“Nós temos mais de 25 mil árvores e a nossa demanda é muito grande para a quantidade da equipe que nós temos. Como a gente pegou uma secretaria com quase três meses sem recolhimento de poda, nós estamos trabalhando diariamente para tentar minimizar esse impacto que tem na cidade. A gente pede que as pessoas evitem as podas drásticas, pois estão infringindo as leis”, disse Emmanoel Sabino.
Saiba mais sobre a poda drástica
A poda drástica danifica seriamente o vegetal e pode tipificar crime ambiental. Por conceito, a poda drástica é aquela que remove mais que 30 % do volume da copa de uma árvore ou arbusto. Esta mudança brusca na condição da planta causa um desequilíbrio entre superfície da copa (folhas com capacidade de fotossíntese e gemas dos ramos) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas).
A reação da árvore será de recompor a folhagem original, emitindo rica brotação de novos galhos, como forma de garantir sua sobrevivência após um estresse sofrido pelo manejo excessivo de sua copa.
A reação de brotação deve ser entendida como uma desesperada medida de sobrevivência, com produção de flores, dos quais derivarão frutos e, finalmente, a semente, tão necessária para a produção de descendentes.
As árvores não dependem da poda anual para viverem. Ao contrário, as pessoas é que se beneficiam de alguma ou outra forma com as podas, sem considerar a vitalidade da planta.

Município de Caicó recebe caminhão para o projeto Feira das Mulheres


O Município de Caicó, através do prefeito Batata Araújo, recebeu um caminhão Mercedes-Benz. O veículo faz parte de um convênio com o Governo Federal e será utilizado no projeto Feira das Mulheres Agricultoras que será implantada em breve em Caicó, baseado no programa de Agricultura Familiar. 

“Já recebemos barracas, balanças, duas Fiat Fiorino e agora o caminhão. Um convênio de 2013 e que apesar de apenas quatro meses de governo já estamos conseguindo chegar a sua conclusão”, disse o prefeito Batata. 

A Feira das Mulheres será criada através da parceria entre p Município de Caicó, sindicatos e associações comunitárias e contará com 80 barracas padronizadas, onde serão comercializados os produtos da agricultura familiar. “É melhorando assim a vida de quem produz no campo e vai trazer seus produtos para a cidade de Caicó. O projeto estava parado e em apenas quatro meses esse governo viabiliza a chegada desses equipamentos”, afirmou Batata. 

O prefeito ainda confirmou que em breve será licitado outro caminhão semelhante, mas que será equipado com refrigeração para transportar as carnes do matadouro público de Caicó.

Prefeito Batata participa de audiência sobre cadeia produtiva do queijo

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, participou de audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir a cadeia produtiva do queijo artesanal no Rio Grande do Norte. 

O evento reuniu produtores, consultores, técnicos, secretários e políticos da região do semiárido. O debate foi proposto pelo deputado estadual Hermano Morais. 

No Seridó, uma das principais regiões produtoras do Estado, há 318 queijeiras. Prefeito da capital do Seridó, Batata lembrou que a discussão precisa avançar.

“Sabemos da boa intenção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em trazer esse assunto à tona, mas pedimos também mais celeridade porque os produtores precisam de segurança jurídica”, pediu o prefeito.

Batata destacou que a prefeitura de Caicó está ao lado dos produtores nessa luta para alavancar cada vez mais a cadeia produtiva do queijo e fortalecer o poder de mercado. “Precisamos mostrar ao Brasil a qualidade dos nossos produtos, pois nós temos o melhor queijo desse país”, afirmou.

Município cumpre etapas para a reforma da Praça Dom José Delgado

A prefeitura municipal de Caicó vem cumprindo uma série de etapas para iniciar em breve a reforma da Praça Dom José Delgado, no bairro Paraíba.
Segundo o prefeito Batata Araújo, foi concluída a topografia e a próxima etapa será a confecção dos projetos arquitetônicos para a reforma.
“Já temos recursos garantidos da ordem de 390 mil reais e, em breve, iniciaremos a licitação para esta importante obra. Também construiremos na praça uma Academia da Saúde”, destacou o prefeito.

Prefeito de Caicó anuncia operação tapa buracos e recuperação das ruas

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, voltou a falar nas redes sociais sobre as ações de infraestrutura no município de Caicó, que no momento enfrenta problemas relacionados à malha viária em alguns setores da cidade.
Batata visitou nesta segunda-feira (17), na zona norte, um trecho que está bastante comprometido. “Esse governo encontrou a cidade de Caicó no lixo. Já recolhemos mais de setecentas caçambas de entulhos e encontramos o município dentro de um verdadeiro buracão, com ruas destruídas e o asfalto com a estrutura completamente deteriorada”, disse Batata.
Ele citou um exemplo do descaso da gestão anterior, quando no local por trás do cemitério Campo Jorge há uma placa indicando uma obra de recuperação asfáltica em 2015, mas que não foi cumprida. “Nós estamos trabalhando muito para recuperar esses recursos que não foram investidos para melhorar a malha asfáltica de Caicó”, afirmou.
Segundo o prefeito, as chuvas contribuíram para aumentar a buraqueira nas ruas da cidade, mas a prefeitura está com um grande planejamento para recuperar as ruas asfaltadas, calçadas e aquelas sem nenhum tipo de pavimentação.
O diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, espera que, até o início de maio, o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, possa iniciar a recuperação dos trechos que são considerados críticos.
“Esse governo está acompanhando atentamente todos os problemas da cidade e em 100 dias já fizemos muitas ações, mas precisamos fazer muito mais e estamos prontos para isso, com planejamento, com técnicos e responsabilidade”, enfatizou Batata.

Município de Caicó adere ao Programa Escola da Terra

A cidade de Caicó está inserida no Programa Escola da Terra. A primeira capacitação foi realizada no Campus da UFRN de Caicó, com uma carga horária de 32 horas presenciais. A técnica pedagógica do Centro Municipal do Ensino Rural, Cecília Leontina, informou que participaram da capacitação nove professores que atuam em turmas multisseriadas.

O objetivo do Programa Escola da Terra é promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

Caracteriza-se por promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas, oferecer recursos: livros do PNLD Campo e kit pedagógico que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas, apoiar técnica e financeiramente aos estados, Distrito Federal e municípios para a ampliação e a qualificação da oferta de educação básica às populações do campo e quilombolas em seus respectivos sistemas de ensino.

SEMTHAS participa do Encontro Regional do CONGEMAS em João Pessoa

A equipe da SEMTHAS (Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social), coordenada pelo secretário David Evandre, participou nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), no Centro de Convenções, em João Pessoa/PB, do Encontro Regional do CONGEMAS Nordeste, com representações da Gestão, CadÚnico/Bolsa Família, Proteção Básica e Proteção Especial.
O evento conta com a participação de mais de 1.300 representantes de cidades de todo o Nordeste e registra a presença da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), Vanda Anselmo, dentre outras autoridades da área da Assistência Social da região e do país.
O encontro é de suma importância para debater ações que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Cadastrados em programa habitacional participam de assembleia na Ilha de Sant’Ana

Nesta segunda-feira (17), os inscritos em programas habitacionais no ano de 2012 participaram de assembleia no ginásio da Ilha de Sant’Ana, às 18 horas, com a presença do prefeito de Caicó, Batata Araújo, representantes da CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores) e IBRHIS (Instituto Brasileiro de Habitação e Interesse Social), além do secretário do Trabalho, Habitação e Assistência Social, David Evandre.

Os técnicos explicaram os procedimentos para o Município de Caicó conseguir a aprovação do projeto habitacional, através do programa Minha Casa, Minha Vida. Neste caso, os recursos serão aportados pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), através do Orçamento Geral da União.
A presidente do IBRHIS, Clélia Martins, elogiou a atitude do prefeito em trazer para o município de Caicó esse projeto habitacional, que vai realizar o sonho de muitas pessoas que não têm uma moradia própria. Segundo ela, após a aprovação pelo ministério das Cidades, em 90 dias deve começar a assinatura dos contratos de 432 unidades habitacionais e o sucesso da parceria levará Caicó a ser contemplado com a mesma quantidade de imóveis em outra etapa.
Yuri Leão, que integra a CONAM e o GT de Monitoramento de Habitação de Interesse Social – ligado ao ministério das Cidades, destacou que a casa não é mais doada e a pessoa pagará um valor equivalente a 10% da sua renda. O financiamento é feito em dez anos e não tem juros. Por exemplo, um beneficiário que comprove renda de 800 reais vai pagar 80 reais durante 120 meses.
O prefeito Batata Araújo enfatizou a luta para concretizar o grande projeto de unidades habitacionais em Caicó. O gestor aguarda a aprovação por parte da Câmara Municipal, em caráter de urgência, da doação de um terreno pelo Município no bairro Nova Caicó. “Estou muito feliz, pois nós estamos conseguindo colocar Caicó de novo no cenário nacional, dentro de um projeto tão importante que é o Minha Casa, Minha Vida”, disse.

Município de Caicó busca licenciamento ambiental para conclusão da UPA

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, esteve na terça-feira (18) no IDEMA (Instituto de Defesa do Meio Ambiente), em Natal, buscando informações e apresentando diligências em relação ao licenciamento ambiental da obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Salviano Santos. 

A UPA 24h é a estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares.

O detalhe é que o serviço está parado desde fevereiro de 2016, mas nenhuma providência foi tomada antes para viabilizar o licenciamento e concluir a obra. 
“Estamos correndo contra o tempo para Caicó não perder recursos importantes para a saúde. Se não tomarmos providência agora, poderemos perder algo em torno de 200 mil reais de custeio para a UPA de Caicó”, disse Batata.

Caicó é contemplado com o Festival Estudantil de Temática de Trânsito

Nesta quarta-feira (19) foi realizada reunião entre representantes do Município de Caicó e da Polícia Rodoviária Federal, na sede da delegacia da PRF local, com o objetivo de discutir a implantação do FETRAN (Festival Estudantil de Temática de Trânsito) na capital do Seridó.

O encontro teve a participação do chefe de gabinete, Eduardo Dantas, secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Marcelo Coelho, secretária de Educação, Lucinha Gregório e equipe técnica, além dos instrutores da PRF que atuam com o FETRAN na Paraíba e o chefe da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcos Freire.

Em 2017, o FETRAN será desenvolvido em 98 municípios de dezoito estados, sendo Caicó um dos municípios selecionados para a implantação do projeto no Rio Grande do Norte. Uma escola será escolhida para desenvolver o projeto durante quatro meses e o lançamento está previsto para o início de maio.
O FETRAN por intermédio de parcerias entre a PRF e secretarias municipais de Educação, visa, através de atividades pedagógicas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis de trânsito de forma a evitar acidentes e suas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário