sábado, 27 de junho de 2015

CBF agenda dois jogos para o domingo

Satisfeita com o novo horário dos jogos do Brasileirão, a CBF anunciou nesta segunda-feira que agendará mais partidas para as 11 horas de domingo. A partir da 14ª rodada, cada fim de semana terá dois jogos neste horário, que estreou na competição neste ano. 


De acordo com a CBF, a mudança se deve ao sucesso do novo horário. Por enquanto, estão agendados dois jogos às 11 horas somente na 14ª e na 15ª rodadas. Com a mudança, a 14ª terá Flamengo x Grêmio no novo horário, assim como já tinha Atlético-PR x Chapecoense. Inicialmente, a partida entre cariocas e gaúchos estava agendada para as 21 horas do dia 18 de julho, sábado. Agora será disputada na manhã do dia 19, no Maracanã.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANCHETES DOS JORNAIS PARA HOJE, terça-feira, dia 23 de junho de 2015

O GLOBO 

Lula ataca PT: 'Hoje a gente só pensa em cargo, em emprego' 

'O PT precisa construir uma nova utopia. Já estou falando as mesmas coisas que em 1980', afirma ex-presidente 

Em busca de agenda positiva, Dilma anuncia o Plano Safra 
No total, serão liberados R$ 28,9 bi para pequenos agricultores 

Forte explosão atinge o parlamento do Afeganistão 

Talibã reivindicou autoria do ataque que terminou com sete criminosos mortos e 19 civis feridos 

JORNAL ESTADÃO DE SÃO PAULO 

IGREJA CATÓLICA 
 Papa: fabricante de arma não pode se dizer cristão 

Em Turim, Francisco fez sua maior condenação à indústria bélica e criticou quem investe no setor 

TELEFONIA 
Operadoras são multadas por bloquear internet Oi, TIM, Claro e Vivo terão de pagar R$ 22,7 milhões no total por 'burlar' artigo, segundo o Procon-SP 

JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO 

 PT está velho e petistas só pensam em cargo e emprego, afirma Lula 

Ex-presidente diz que partido tem defeitos e vícios de todas as siglas que crescem 

JORNAL DO BRASIL 

Governo pede a elaboração de novo plano de reforma agrária 

Conselho Nacional do Ministério Púbico aponta que 17 estados têm superlotação de menores internados 

Segundo relatório, sistema oferece 18.072 vagas, mas abriga 21.823 internos  

JORNAL DE FATO (MOSSORÓ) 

Flamengo perde Carlinhos, ex-jogador e ex-técnico, que faleceu aos 77 anos 

Autoridades se reúnem para afinar ações da Lei Seca após polêmica em Mossoró 

Corpo em estado de decomposição é encontrado no Rio Mossoró 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE 

NATAL Emoção marca velório de Agnelo Alves no Morada da Paz 

Eurico afirma que contratação de Ronaldinho Gaúcho está '90% concretizada' 

MEC divulga resultado da primeira chamada do ProUni  

JORNAL CORREIO DA PARAÍBA 

Polícia Civil de PE já tem características da dupla que sequestrou e estuprou mulheres da PB 

Delegado confirma que carro achado incendiado era de uma das vítimas sequestradas na Capital 

Jornal Correio da Bahia 

SUL DA BAHIA 
Turista de SP morre de infecção após comer empada 

Em 2 dias, onda de calor mata 148 pessoas de ataque cardíaco no Paquistão 

Jornal Correio do Seridó On line 

Contagem regressiva: falta um mês para o início da Festa de Sant'Ana de Caicó 

JORNAL MEIO NORTE (PIAUÍ) 

Seis mil e 500 piauienses conseguiram bolsas do Prouni para estudo em faculdades particulares 

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO 

Sobrevivente de estupro e tortura é transferida para o Recife 

Caroline Teles, de 31 anos, que sobreviveu a um sequestro, foi encontrada após ser espancada às margens da BR-101

GAZETA DO OESTE 

Maioridade penal aos 16 tem apoio de nove em cada dez brasileiros 

Lentidão 
Estrada do Cajueiro: empresa ainda não instalou canteiro de obras  

JORNAL DE HOJE – NATAL 

Agnelo é sepultado à noite ao lado do túmulo do irmão, ex-ministro Aluízio Alves 

O POVO (FORTALEZA) 

Número de mortes cai 36% nas estradas federais no Ceará 

JORNAL O DIA (RIO DE JANEIRO) 

Negociação tem reviravolta e Léo Moura não vai mais atuar pelo Vasco Jornal 

EXTRA 

Rio de Janeiro Travesti briga em SP, tenta fugir com o carro da PM e morre em seguida

BRASIL: Cai número de brasileiros que admitem beber e dirigir, segundo levantamento do Ministério da Saúde

Os brasileiros estão cada vez mais conscientes quando o assunto é a mistura de bebida alcoólica e direção. É o que sugere pesquisa do ministério da Saúde realizada no ano passado. Segundo levantamento, após o endurecimento da Lei Seca, o percentual de adultos que admitem beber e dirigir nas capitais do país teve queda de 16 por cento. 

No último ano, cinco vírgula nove por cento dos brasileiros afirmaram ainda manter o hábito de conduzir veículos motorizados após o consumo de qualquer quantidade de álcool - o que indica uma queda em relação a 2012, quando sete por cento dos entrevistados admitiram cometer a infração. Vitória, Rio de Janeiro e Recife se destacam como as capitais com o menor percentual de entrevistados que referiu dirigir após de beber - três por cento. Florianópolis, com 14 por cento, e Palmas, com 11 por cento, tiveram a maior proporção. 

Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, a redução é significativa. Ela destaca que, além de evitar a mistura de álcool e direção, o brasileiro precisa dirigir com responsabilidade. 

“É essencial não associar álcool e direção, não usar celulares, não passar mensagens durante a direção, ter muita atenção nas sinalizações, nas placas, usar o cinto de segurança, usar o capacete. Enfim, eu acho que todas essas são medidas importantes para que a gente possa contribuir nas mortes no trânsito”, disse Deborah Malta. 

Atualmente, o Brasil é um dos 25 países do mundo que estabeleceram a tolerância zero para o consumo de bebida alcoólica por motoristas e um dos 130 que usam o teste do bafômetro como forma de garantia do cumprimento da lei, de acordo com o relatório global da Organização Mundial de Saúde sobre álcool e saúde. 

No país, mais de 42 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em 2013. De acordo com os dados mais recentes da Polícia Rodoviária Federal, em 2014, 508 morreram nas rodovias brasileiras em razão de acidentes nos quais houve envolvimento de motoristas alcoolizados. Em 2015, até abril, as mortes contabilizadas pela PRF com esse tipo de ocorrência já chegam a 146.

Comissão da reforma política será instalada nesta terça-feira

Edilson Rodrigues / Agência Senado 

A comissão especial que analisará as propostas da reforma política será instalada nesta terça-feira (23), às 17h, em evento na sala de audiências da Presidência do Senado. O colegiado será presidido pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e terá como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O trabalho da comissão será organizar os temas da reforma política para votação em Plenário a partir de duas fontes: propostas originárias do próprio Senado e o substitutivo da Câmara dos Deputados à PEC 23/2007. 

Tema central das votações da Câmara ao longo das últimas semanas, o substitutivo será remetido ao Senado quando tiver sua apreciação concluída. A PEC original tratava apenas de fidelidade partidária, mas ideias oriundas de outros projetos e de emendas dos deputados foram incorporadas a ela. 

O texto final cobre uma variedade mais ampla de temas. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), manifestou a intenção de ver a comissão trabalhando com celeridade para que os temas da reforma política possam chegar ao Plenário o mais rápido possível. - A comissão trabalhará sugerindo procedimentos, pautas e prioridades para sistematizar e propor um calendário para apreciação de todas as matérias. Se for necessário, nós vamos trabalhar sábado e domingo – garantiu. 

A intenção inicial de Renan era fazer a reforma chegar ao Plenário já no início de julho, mas isso não será possível. 

O projeto da Câmara ainda precisa ser votado em segundo turno pelos deputados antes de ser enviado para o Senado, e isso só deve ocorrer na segunda semana do próximo mês, segundo definiu o presidente da outra Casa, deputado Eduardo Cunha. Até lá, a comissão poderá trabalhar com projetos nascidos no próprio Senado. 

A assessoria do relator Romero Jucá informou que o senador tem quatro proposições que podem representar o pontapé inicial das atividades do colegiado: a PEC 30/2015 estabelece mandatos de cinco anos para os chefes do Executivo e veta sua reeleição; a PEC 71/2012 determina a coincidência de datas das eleições municipais, estaduais e federais; o PLS 127/2015 trata do financiamento de campanhas eleitorais; e o PLS 128/2015 reduz o período das campanhas. Esse último tema não foi tratado pela Câmara em suas deliberações.

PREVISÃO DO TEMPO PARA CAICÓ, O NORDESTE E O BRASIL

Em parceria com o Climatempo, o Portal Correio do Seridó antecipa a previsão do tempo para Caicó. Nesta terça-feira, a cidade de Caicó terá Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura: Máxima 32 graus e Mínima: 24 graus  

PREVISÃO DO TEMPO PARA AMANHÃ NA REGIÃO NORDESTE - Uma massa de ar seco predomina e garante um dia de sol e sem chuva no interior da Região. O sol aparece no litoral, mas áreas de instabilidade que chegam do mar ainda provocam chuvaL a qualquer hora do dia.

TEMPO E TEMPERATURA PELO BRASIL: Nesta terça-feira, o tempo deve ficar parcialmente nublado a nublado com chuva esparsa em São Paulo. Nublado a parcialmente nublado com chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde há chuvas isoladas. Parcialmente nublado a nublado passando a encoberto com chuva no Rio de Janeiro. 

Na região Sudeste, os termômetros devem registrar temperatura mínima de 5 e máxima de 32 graus. Em Belo Horizonte, mínima de 12, máxima de 25 graus. 

No Rio de Janeiro, mínima de 15, máxima de 30 graus. Em São Paulo, mínima de 14, máxima de 23 graus. E em Vitória, mínima de 19, máxima de 27 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia. Alexandre Souza, o tempo e a temperatura - Agência Rádio 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Contagem regressiva: falta um mês para o início da Festa de Sant'Ana de Caicó

A Festa de Sant’Ana de Caicó será realizada de 22 de julho a 02 de agosto, portanto, falta um mês para o início dos festejos. O novenário de Sant’Ana terá a participação de Bispos do Regional Nordeste II, entre eles, Dom Jaime Vieira Rocha, Dom Delson e Dom Lucena. 

Na parte social, os clubes estão nos preparativos finais e em breve, a programação oficial das festas será divulgada. Na Ilha de Sant’Ana, o prefeito de Caicó, Roberto Germano confirmou ao Notícias da Hora que haverá uma programação de shows populares, com a participação de bandas locais e regionais.

domingo, 21 de junho de 2015

Datafolha: 65% dos brasileiros reprovam governo Dilma e 10% aprovam

A presidenta Dilma Rousseff encerrou os seis primeiros meses do segundo mandato com a maior rejeição desde que assumiu o governo, em 2011. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (20), 65% dos brasileiros avaliam o governo como ruim ou péssimo, três pontos percentuais a mais que o levantamento anterior, divulgado em março.
Roberto Stuckert FilhoPesquisa aponta que cerca de 10% dos brasileiros aprovam governo DilmaPesquisa aponta que cerca de 10% dos brasileiros aprovam governo Dilma

De acordo com o instituto, o índice de rejeição é o maior para um presidente da República desde setembro de 1992, a poucos dias do impeachment de Fernando Collor de Mello. Conforme a pesquisa, 10% dos entrevistados classificaram o governo como bom ou ótimo, queda de três pontos percentuais em relação a março; 24% consideram regular e 1% não soube responder.

A rejeição está em níveis similares em todos os níveis de renda. Na parcela da população que ganha até dois salários mínimos, a aprovação da presidenta está em 11%, contra 62% de rejeição. Entre os eleitores de alta renda, que recebem acima de dez salários mínimos, Dilma é aprovada por 12% e rejeitada por 66%. Segundo o Datafolha, resultados parecidos são observados conforme o sexo, a idade e a escolaridade.

Entre as regiões do país, a pesquisa apresentou alguma variação. A presidenta tem menor índice de aprovação no Sudeste, com 7%. A avaliação menos baixa está no Nordeste, onde 14% dos entrevistados consideraram o governo bom ou ótimo. O levantamento ouviu 2.840 pessoas em 184 municípios na última quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

Agência Brasil

Morre em São Paulo o deputado estadual Agnelo Alves

Faleceu agora há pouco, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o deputado estadual, ex-senador e ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo Alves. 

Durante a madrugada ele teve uma queda acentuada de pressão e piora no quadro de infecção respiratória do qual vinha se tratando há duas semanas. As defesas baixas, devido ao tratamento de quimioterapia contra um câncer no esôfago, também contribuíram para dificultar a recuperação. O deputado Agnelo Alves tinha 82 anos. 

Segundo informou o Jornal Tribuna do Norte, há cerca de três anos ele vinha sendo submetido a um tratamento para controle de um câncer no esôfago. Apesar de estar respondendo bem a esse tratamento, no início deste mês, após sentir problemas respiratórios, Agnelo Alves foi internado na Casa de Saúde São Lucas, em Natal. Os médicos detectaram um quadro de infecção pulmonar, respondendo bem a medicação com antibióticos. 

No último fim de semana, recomendaram à família transferência do paciente para São Paulo, onde poderia fazer novos exames. Na capital paulista, o deputado estava acompanhado pelos filhos José Luis e Agnelo Filho. 

A esposa, Celina Alves, ficou aos cuidados do terceiro filho do casal, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Tio do ministro Henrique Eduardo e do senador Garibaldi Filho, Agnelo era o caçula dos Alves e, ao lado dos irmãos. Aluízio Alves e José Gobat, um dos fundadores da Tribuna do Norte. 

O corpo do deputado deverá se transportado para Natal ainda hoje. A família ainda não tem detalhes sobre o velório e o sepultamento. Como Agnelo estava no exercício do segundo mandato de deputado estadual, o velório deverá conduzido em sessão solene pela Assembleia Legislativa.

sábado, 20 de junho de 2015

Estudante morta pelo namorado fazia TCC sobre violência contra a mulher


A estudante de Direito Isabella Cazado, de 22 anos, assassinada a tiros durante uma discussão com o namorado no dia 31 de maio, fazia um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre violência contra a mulher.
Isabella estudava o 9º semestre do curso na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Segundo a Polícia Civil, a suspeita é de que o namorado dela, Roni Santos, de 23 anos, tenha tido a ajuda do irmão, Fernando Santos, de 21, para assassinar a estudante.
O professor que orientava Isabella no TCC, Alessandro de Almeida Santana Souza, disse, em entrevista ao G1 Mato Grosso, que a jovem era uma boa aluna.
“O tema [do TCC] era relacionado ao estupro praticado pelo marido contra a mulher, especificamente a violência contra as mulheres. Ela estava fazendo o levantamento de dados nessas situações e uma pesquisa bibliográfica com casos reais”, contou.
Fernando, irmão do suspeito, está preso. Já o namorado de Isabella, que está com a prisão decretada pela Justiça, continua foragido.

Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 40 milhões; veja as dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.715 da Mega-Sena, realizado neste sábado (20) em São Manuel (SP). O prêmio acumulou pela segunda vez consecutiva. A expectativa para o próximo sorteio, na quarta-feira (24), é que o valor chegue a R$ 40 milhões. 
Os números sorteados foram: 16 - 20 - 35 - 40 - 53 - 60.
A quina teve 58 acertadores, que levarão R$ 54.443,91 cada um. Já a quadra teve 4.649 apostas ganhadoras, que receberão R$ 970,33 cada uma. A arrecadação total foi de R$ 53.936.666,00.
Segundo o regulamento da Mega-Sena, 22% do prêmio bruto arrecadado em cada sorteio ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos concursos de final 0 ou 5. O próximo concurso será o de número 1.716.
Os sorteios da Mega-Sena são normalmente realizados duas vezes por semana às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) do dia do concurso em qualquer lotérica do país. O valor mínimo da aposta é R$ 3,50.

Neymar escapou de suspensão por 10 jogos e de perder Copa América 2016

A suspensão de quatro jogos para Neymar na Copa América 2015 poderia ser maior e acarretar a exclusão do camisa 10 da próxima Copa América, em 2016, caso o árbitro chileno Enrique Osses tivesse relatado na súmula fato que foi repassado pelo delegado do jogo Brasil x Colômbia, o uruguaio Washington Rivero, ao Tribunal Disciplinar.
Segundo o boliviano Alberto Lozada, membro do Tribunal Disciplinar que participou da decisão da suspensão ao lado do vice-presidente Adrian Leiza, Neymar puxou a camisa de Osses ao insultá-lo no túnel de acesso aos vestiários do estádio Monumental, em Santiago, instantes após receber o cartão vermelho ao final da partida. 
O árbitro, porém, não relatou o puxão de camisa na súmula, e apenas os insultos. Se tivesse relatado, a pena mínima de Neymar era de dez jogos de suspensão, o que o impediria de jogar não só nessa Copa América, mas também na edição especial que será jogada nos Estados Unidos em 2016: cumpriria quatro jogos agora, caso o Brasil chegue à final, e mais seis na próxima edição, também caso o Brasil chegue à final - no caso de eliminações precoces, acumularia suspensão para 2019.

Brasil perde para Sérvia na prorrogação e é vice-campeão no Mundial sub-20

O Brasil dominou a maior parte do jogo, buscou o empate no tempo normal, mas acabou derrotado pela Sérvia na prorrogação por 2 a 1, na madrugada dessa sexta-feira, em Auckland, na Nova Zelândia.
Assim, o Brasil ficou com o vice-campeonato no Mundial sub-20 e perdeu a chance de igualar a Argentina como maior campeão da categoria. A seleção brasileira  ficou cinco títulos, enquanto os argentinos tem seis mundiais. Já a Sérvia chegou ao seu primeiro título como país independente, já que só havia sido campeã enquanto parte da Iugoslávia.
A seleção brasileira dominou a maior parte do jogo, teve mais posse de bola e finalizou quase o dobro que a seleção sérvia. Mas saiu atrás do placar com gol de Mandic, em vacilo de João Pedro. O empate veio com Andreas Pereira, que fez fila na zaga da seleção sérvia e marcou um golaço. O jogo foi para o tempo extra e o Brasil continuou melhor. No fim da prorrogação, porém, Maksimovic decidiu o título no contra-ataque.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Secretário de Recursos Hídricos avalia evento sobre desertificação em Caicó

O Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Mairton França fez uma avaliação positiva do Seminário sobre Desertificação, que foi realizado na última quarta-feira (17), no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, com a presença de várias autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais.
“Foi um excelente evento e que discutiu uma situação muito grave que é a questão da desertificação. É importante que a gente sinalize quais as ações e medidas que os governos e a sociedade civil organizada podem adotar para evitar a expansão da área desertificada em nosso Estado”, disse Mairton França em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó).

Abertura da 6º Conferência de Saúde discute qualidade para cuidar bem das pessoas

Aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no auditório do Hotel Porto Bello, em Caicó, a abertura da 6º Conferência Municipal de Saúde que tem como tema: "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. O evento contou com a participação do vice-prefeito, Oriel Segundo, Secretária de Saúde, Zezé Soares, Presidente do Conselho, Procópio Lucena, médicos, técnicos e usuários do SUS.

"Tivemos uma abertura positiva com o plenário bastante partcipativo na qual alguns assuntos pertinentes à saúde do município de Caicó foram discutidos. Discutimos, por exemplo, a questão do financiamento para a saúde, que é extremamente fundamental para a continuidade das ações em saúde", disse Zezé Soares.

Nesta sexta-feira (19) o evento tem prosseguimento com oficinas dividas por grupos temáticos. Além disso, acontece a leitura e discussão do regimento do regimento interno, deliberação de propostas e a eleição de delegados para a conferência estadual que vai acontecer no próximo semestre.

"A importância de uma conferência de Saúde para um município diz respeito as grandes mudanças que podem ser transmitidas para a sociedade. As grandes mudanças na saúde do país vieram das conferências que já aconteceram. Aqui em Caicó, por exemplo, poderemos tirar vários encaminhamentos", complementou Gerdo Farias, representante do Conselho Nacional de Saúde.

Casa Durval Paiva é contemplada pelo Projeto Voluntariado Banco do Brasil 2015


O Projeto Florescer, da Casa Durval Paiva, foi selecionado dentre 228 iniciativas inscritas no Banco do Brasil Voluntariado 2015, ficando entre os 65 projetos classificados de todo o país. O projeto visa capacitar as acompanhantes dos pacientes na área de embelezamento, preparando-as para o mercado de trabalho.

Durante as aulas serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas acerca do conhecimento de cada oficina, além de realizações de seminários, pesquisas, utilizando também dinâmicas, vivências, filmes, debates, construção de painéis, trabalhando sempre na perspectiva de promover o protagonismo social de cada participante.

Rilder Campos, presidente da instituição, destaca o alcance social da iniciativa. “Através do Projeto Florescer, queremos proporcionar a essas mães/acompanhantes uma instrução efetiva e autossustentável, possibilitando não só a melhoria na vida dessas famílias, mas também a conscientização destas quanto a seus direitos e deveres enquanto cidadãos.” afirma.

As aulas de auto maquiagem, depilação indiana e corte de cabelo - técnicas e tendências serão ministradas para mulheres na faixa etária entre 19 e 60 anos, sendo a maioria oriunda do interior do Estado e vão acontecer dentro do salão/escola da instituição com duração de doze meses, viabilizando assim, o acompanhamento ao tratamento do filho. Também propiciando as participantes o retorno às atividades laborais, bem como, a geração de renda, tanto para elas, como para a sustentabilidade do projeto através do reinvestimento.

Sandra Cerqueira
Assessora de Imprensa

Prefeito Roberto Germano convoca mais aprovados em Concurso Público

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, convocou, através de portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios, mais dois candidatos aprovados no concurso público realizado no dia 02 de fevereiro de 2012 e que aguardava para tomar posse em seus respectivos cargos.

Para a Secretaria Municipal de Saúde -  Cargo: Fiscal Sanitário - Técnico – estão convocados:

CÉSAR VALÉRIO DE OLIVEIRA DANTAS E  MACIEL LUCIANO DOS SANTOS.


Os candidatos deverão comparecer à secretaria municipal de Administração, Departamento de Recursos Humanos (DRH), para receberem instruções sobre a documentação a apresentar à junta médica do município, bem como apresentar documentação exigida para o cargo constante no edital do concurso e demais procedimentos necessários para a posse, no prazo de 30 dias, a contar da data da nomeação que foi 18 de Junho de 2015.

Batata é considerado vereador mais atuante de Caicó pelo segundo ano consecutivo

O Instituto Tiradentes realizou pesquisa de opinião pública, por amostragem, via consultas telefônicas aos munícipes, apurando o seguinte questionamento: “Em sua opinião qual vereador mais atuante no município de Caicó/RN ?, no critério de atuação parlamentar, o nome mais lembrado pelo segundo ano consecutivo foi o do Vereador Robson Araújo (BATATA) do PMDB. 

O edil está incluso no rol dos homenageados com a Láurea, que será entregue em sessão solene ao final do Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais.

Instituída pelo Instituto Tiradentes a “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro” é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada pesquisa e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

O Vereador Batata disse que ser lembrado com uma honraria dessa pelo segundo ano seguido é de grande importância, pois sabe que só está sendo agraciado com a “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro” porque foi bem avaliado via telefone pelo povo de Caicó e que sua responsabilidade na Câmara aumenta ainda mais, assim como também aumenta a vontade de trabalhar pelo povo de Caicó.

Prefeito Roberto Germano convoca aprovados em Concurso Público

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, convocou, através de portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios, mais cinco candidatos aprovados no concurso público realizado no dia 02 de fevereiro de 2012 e que aguardava para tomar posse em seus respectivos cargos.

Secretaria de  Educação,  Cultura  e  Esportes

Cargo: Cargo: Professor Polivalente 1º ao 5º – Ensino Fundamental
Jeiza Carla Azevedo de Oliveira
Edjanaina Keilhe Bezerra

Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais - ASG -

Paula Francinete da Silva
Luzia Maria de Morais Almeida
Ana Laura dos Santos Gentil

Os candidatos deverão comparecer à secretaria municipal de Administração, Departamento de Recursos Humanos (DRH), para receberem instruções sobre a documentação a apresentar à junta médica do município, bem como apresentar documentação exigida para o cargo constante no edital do concurso e demais procedimentos necessários para a posse, no prazo de 30 dias, a contar da data da nomeação que foi 17 de Junho de 2015.

Ezequiel visita Hospital Regional de Currais Novos e elogia gestão

Sem filas para atendimento, cirurgia e com o abastecimento e plantões médicos em ordem. Essa é a realidade do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, unidade de saúde visitada pelo presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira de Souza na tarde desta quinta-feira (18) em Currais Novos.

Ao lado do prefeito Vilton Cunha, do ex-prefeito Zé Lins, vereadores e lideranças, Ezequiel visitou as instalações do hospital e elogiou a gestão do diretor geral, dr. Arimatéia Bezerra e do diretor administrativo Alex Alcindo que assumiram há 45 dias a unidade e já melhoraram a qualidade do atendimento à população. "Os diretores e servidores superaram os desafios e com os mesmos servidores, ampliaram o atendimento aos curraisnovenses", destaca Ezequiel.

Além dos elogios à gestão, o deputado recebeu um relatório que apontava o cumprimento da escala dos médicos e dos 400 profissionais que atuam no hospital; os equipamentos que voltaram a funcionar garantindo atendimento do plantão 24 horas; o atendimento obstetrício que também voltou a funcionar e o abastecimento de medicamentos e insumos da unidade. "Tudo isso com apoio do Governo do Estado que prioriza a qualidade no atendimento à população", conta Ezequiel. 

O Hospital Regional Dr. Mariano Coelho conta com 35 leitos cirúrgicos; 39 clínicas médicas; leitos de urgência e emergência; unidades de UTI e atendimento pediátrico. "Otimizamos o funcionamento do hospital corrigindo questões de recursos humanos e equipamentos. Vamos ampliar os atendimentos para toda a população", destaca.

Jornalista Rodrigo Rafael

Integração libera R$ 8 milhões para Oiticica, Currais Novos e Alto Oeste

O deputado federal Beto Rosado levou o presidente da Caern, Marcelo Toscano, ao Ministério da Integração Nacional, para conversar com o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia. Na pauta, a seca e as obras para amenizar a falta d´água no Rio Grande do Norte.

Aos dois, o secretário informou que o ministério estava liberando liberando R$ 6 milhões para a continuidade das obras de Oiticica e R$ 600 mil para o início das obras da adutora de Currais Novos. Osvaldo falou que os recursos já estavam no caixa do Dnocs, responsável pela execução. Além disso, R$ 1,4 milhão serão liberados até a próxima quarta-feira para o sistema adutor do Alto Oeste. Os recursos serão repassados diretamente para o estado.

Quando foi ao Rio Grande do Norte, participar de seminário promovido por Beto Rosado, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, anunciou que iria liberar mais de R$ 200 milhões em recursos para o estado, a medida que as obras avançassem. “Até aqui ele tem cumprido a palavra. Seu objetivo é continuar liberando recursos mensalmente para que as obras não sofram interrupções”, destacou o deputado.

Ezequiel Ferreira visita órgãos da Segurança Pública em Currais Novos

Os desafios enfrentados pela Segurança Pública no Rio Grande do Norte como falta de estrutura nas delegacias e efetivo insuficiente são os mesmos enfrentados pelos órgãos de Segurança Pública em Currais Novos. Para tentar melhorar a segurança da população, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza visitou a delegacia e a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar nesta quinta-feira (18) e comentou as conquistas para a cidade. 
“Solicitamos ao governador Robinson Faria e a secretária de Segurança Pública melhorias para a segurança de Currais Novos. Na lista das demandas estão o aumento do contingente policial, aumento das viaturas e melhoria do prédio público. Desses três, o Governo já garantiu o aumento do efetivo que resultará em mais segurança para a população”, destaca Ezequiel. 

A novidade da segurança pública em relação ao aumento do contingente policial foi comemorada pelo delegado Antônio Pinto que no início deste ano anunciou sua saída do comando da delegacia por falta de condição de trabalho e agora, confirmou a continuidade do seu trabalho na cidade. 
Outro assunto abordado na reunião do presidente da Assembleia e o Delegado Antônio Pinto foi a questão da melhoria na infraestrutura da unidade prisional. “A reforma da delegacia custa R$ 50 mil e precisamos que o prédio esteja pronto para receber os presos autuados em flagrante”, conta o delegado. 

As solicitações do deputado foram feitas através de requerimentos à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e em reuniões com a secretária Kalina Leitte que garantiu melhorias para a região Seridó. 
Um dos desafios, que também já foi solucionado é a questão do acúmulo de trabalho do delegado que antes precisava se ausentar de Currais Novos para atender as ocorrências em Cerro Corá, Lagoa Nova e Acari, esta última foi recentemente transferida para a jurisdição e responsabilidade do delegado local.

Ezequiel também visitou a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Currais Novos e conversou com o capitão Moacir Galdino, comandante do batalhão, onde anunciou empenho na aquisição de duas viaturas para a ronda policial nas ruas. “De acordo com o IBGE, a população de Currais Novos tem hoje 45 mil habitantes e precisamos reforçar o policiamento nas ruas”, frisou o deputado. 

Por Assessoria de imprensa 
Jornalista Rodrigo Rafael

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte lança projeto “O Escritor vai ao Parque”

Foto: Pablo Capistrano/Cedida

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai iniciar neste domingo (21), um novo projeto de incentivo à leitura, onde as pessoas terão oportunidade de ouvir o autor/convidado de um livro e saber como é o processo de criação, onde busca inspiração para a escrita literária, sobre o que conta o livro, entre outras curiosidades.

Neste primeiro “O Escritor vai ao Parque”, o convidado é o escritor, professor de Filosofia e Direito do IFRN Zona Norte, Pablo Capistrano. Pablo é autor de diversos livros, entre os quais “Pequenas Catástrofes” (Rocco, 2005), “Simples Filosofia” (Rocco, 2009), “É Preciso Ter Sorte Quando Se Está em Guerra” (Jovens Escribas, 2011) e “A Grande Pancada” (Jovens Escribas, 2014). Pablo Capistrano também atua como dramaturgo junto ao grupo Carmim de Teatro e tem vários textos publicados no seu site www.pablocapistrano.com.br.

O bate-papo está marcado para este domingo (21), às 16 horas, na biblioteca. Aproveite para conhecer os outros atrativos do Parque da Cidade, como a sala de exposição de animais, a seção de livros infantis da Biblioteca e a torre. O Parque da Cidade funciona todos os dias, das 5h às 18h para a prática de exercícios e das 8h às 18h no setor administrativo, onde ficam a biblioteca e sala de exposição. A torre funciona de quinta a domingo, das 15h às 17:30h. 

Vilma Lúcia
Assessoria de Imprensa do Parque da Cidade

Ezequiel Ferreira destaca participação da Justiça Eleitoral no regime democrático




O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza participou nesta sexta-feira (12) de uma sessão solene promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) em homenagem aos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Estado. De acordo com o parlamentar, a instituição é guardiã da democracia.

“A instalação da Justiça Eleitoral se confunde com a construção da democracia. O voto é a expressão da cidadania e esse direito é assegurado por ela. Hoje, 70 anos após a sua reinstalação, parabenizo todos que integram o TRE/RN”, disse. Ezequiel ressaltou que o direito ao voto tem que ser exercido em sua plenitude. “Votar é depositar não só o voto, mas a confiança e a certeza de que o seu voto é inviolável e quando somado aos outros, representa o desejo da maioria do povo. Esta inviolabilidade e a soma correta deles, é jurada pela Justiça Eleitoral”, declarou.

Durante a solenidade foram lançados um selo e um carimbo personalizados pelos Correios, uma revista que registra a evolução histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e no Rio Grande do Norte e o lançamento do ementário temático, além de uma exposição alusiva a data. A solenidade contou com as presenças do governador Robinson Faria (PSD), do presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos e do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, dentre outras autoridades.

Por Assessoria de imprensa 
Jornalista Rodrigo Rafael

Rogério Marinho: 'Governo do PT é cúmplice da ditadura venezuelana'

O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, acusou o governo do PT e da presidente Dilma Rousseff de "conivência e cumplicidade" com a "ditadura" existente hoje na Venezuela. As críticas do parlamentar foram motivadas pelo ataque sofrido pela comitiva de senadores brasileiros que foram visitar presos políticos no país nesta quinta-feira (18) e acabaram praticamente sendo expulsos.

"Impressiona a cumplicidade do governo brasileiro com as agressões reiteradas contra direitos humanos e liberdade de expressão da ditadura venezuelana. Ataques como esse contra parlamentares brasileiros são fruto da conivência e cumplicidade do governo do PT com o ditador (Nicolás) Maduro", disse o tucano por meio das redes sociais. Rogério considera que a agressão sofrida pelos senadores é também uma violência contra o Brasil, "perpetrada por milícias paramilitares organizadas, que sufocam o povo da Venezuela".

Para o deputado, "a presidente precisa ter a dignidade de repudiar e convocar o embaixador brasileiro no país para exigir respeito e reciprocidade da ditadura venezuelana. País que tem presos políticos, agride manifestantes, sufoca imprensa, arma milícias, não pode ser considerado democrático. Fora ditadura venezuelana", disse.

Por fim, Rogério se solidarizou com o povo do país vizinho, que enviou dezenas de mensagens ao parlamentar pelas redes sociais, todas contrárias ao governo Maduro. "Minha solidariedade e respeito ao povo da Venezuela, que luta e resiste aos desmandos da ditadura bolivariana. Coragem para permanecer livres", finalizou

Roberto Germano sanciona lei que reconhece vaquejada como esporte em Caicó

O Prefeito Roberto Germano sancionou nesta sexta-feira(19) a lei municipal nº 4.792/2015 que reconhece como esporte a prática denominada de “vaquejada”, em suas diversas categorias, no Município de Caicó/RN. O texto da lei foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial dos municípios.

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Dr Júlio Gregório(PMDB) e após ser aprovado recebeu a sansão do Prefeito Roberto Germano. Com a aprovação, fica oficialmente permitida a realização de campeonatos e torneios oficiais no município envolvendo os praticantes da atividade, que virou esporte.

Morre o sanfoneiro Caçula Benevides

Morreu na manhã desta sexta-feira (19) o sanfoneiro caraubense Caçula Benevides, considerado um dos melhores do Nordeste brasileiro. 

Manoel Monteiro Benevides, o Caçula, tinha 69 anos. Ele estava na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, desde a semana passada, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). 

A notícia abalou Caraúbas. Caçula Benevides, além do seu talento que levou o nome da cidade para todo o Nordeste, era figura humana bastante querida e respeitada.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cássio relata momentos de tensão na Venezuela

Na missão de solidariedade às famílias de presos políticos à Venezuela, nesta quinta-feira (18), os senadores brasileiros que estiveram naquele país relataram que vivenciaram momentos de tensão ao desembarcar no aeroporto de Caracas
O senador Cássio Cunha Lima denunciou que a estrada foi bloqueada por militantes da ditadura no momento em que a comitiva iria passar e que eles não conseguiram avançar mais que 2 Km da área do aeroporto. Cássio lamentou a omissão do embaixador do Brasil que, segundo ele, “fugiu” e deixou os senadores “na mão”.
O ônibus, que transportava a comitiva de oito senadores brasileiros, foi apedrejado por manifestantes favoráveis ao governo de Nicolás Maduro. Os parlamentares também foram alvo de ofensas e hostilidades. Além de prestar solidariedade a presos políticos o grupo foi pedir a marcação das eleições legislativas no país. 
Depois de se encontrarem com as mulheres de presos políticos que pretendiam visitar, os senadores saíram do ônibus rumo à prisão. Cercados por manifestantes simpatizantes do governo venezuelano, que bateram na lataria e apedrejaram o veículo, foram obrigados a voltar ao aeroporto e retornar ao Brasil.

A líder oposicionista María Corina Machado disse através do twitter que "em menos de 3 horas, os senadores brasileiros já sabem o que é viver sob a ditadura na Venezuela". Já Lilian Tintori, ativista e esposa do líder político Leopoldo Lopez, que se encontra em greve de fome, agradeceu a visita de solidariedade dos senadores brasileiros.

Pelo menos 11 pessoas são internadas após comerem salgados em festa na Paraíba

Pelo menos 11 pessoas que participaram de uma festa infantil do município de Santa Helena, no Sertão a 498 quilômetros de João Pessoa, precisaram ser hospitalizadas nessa quarta-feira (17), após comerem salgados servidos aos participantes.

De acordo com informações do Hospital Universitário Júlio Bandeira, no município vizinho de Cajazeiras, para onde a maior parte dos pacientes foram encaminhados, foram atendidas nove crianças e um adulto com sintomas de intoxicação alimentar.

Das pessoas atendidas no hospital infantil da UFCG, conhecido como HU de Cajazeiras, apenas uma criança permaneceu internada até esta quinta-feira (18), mas no fim da tarde já tinha recebido alta.

Outra pessoa atendida naquela unidade foi uma mãe de uma das vítimas que chegou passando mal e recebeu atendimento lá mesmo. Uma outra mãe procurou a Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras onde foi medicada, ficou em observação e recebeu alta na quarta-feira.

Segundo o Portal Correio, a coordenadora de Atenção Básica da Prefeitura do município onde ocorreu a festa, Helena Bruna, informou que uma amostra do alimento que possivelmente causou a intoxicação foi encaminhada para exames laboratoriais e só depois do resultado é que a Saúde do Município saberá que providências tomar diante do caso.

Ela informou que o número de pessoas intoxicadas é maior que o que foi hospitalizado e a maioria de adultos. Ela constatou que além das pessoas atendidas nas unidades médicas de Cajazeiras, outras, apesar de se sentirem mal, não procuraram atendimento médico.

Bruna Helena contou que a festa aconteceu em um escola da cidade na manhã da quarta-feira e foi proporcionada pela mãe de um dos alunos que estava aniversariando. Ela contou ainda que procurou os fornecedores dos salgados, mas foi informada que a produção do alimento foi feito segundo os padrões e os fabricantes não souberam informar o motivo da contaminação.

"Nós estamos investigando para saber quantas pessoas realmente foram intoxicadas e as causas. Só depois poderemos tomar as providências necessárias para o caso, entre elas orientar as pessoas a terem os cuidados com a fabricação, armazenamento e transporte de alimentos", reforçou.

Agricultor é assassinado com tiro no rosto em tentativa de assalto na Paraíba

Dois homens armados invadiram uma casa, renderam uma família e um deles matou o comparsa e um agricultor de 27 anos, dono da residência, na Zona Rural da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, a 107 km de João Pessoa. O crime ocorreu nesta quinta-feira (18).

A mulher da vítima disse à TV Correio HD que estava em casa, com os dois filhos, quando os criminosos armados chegaram ao local e pediram para entrar, já fazendo ameaças. A dupla entrou, pediu dinheiro e a chave de um carro, rendeu a mulher e os filhos e os trancou em um cômodo da casa.

Segundo ela, o marido chegou e reagiu. Durante luta corporal, o bandido atirou no comparsa e depois no rosto do agricultor. Os dois morreram na sala da residência.

De acordo com o Portal Correio, o  criminoso fugiu, sem roubar nada, e até o começo da noite desta quinta-feira (18), ele não havia sido localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário